sábado, 14 de março de 2009

As versões do D&D parte 1-Original e Básicos!

Até hoje eu me confundo as vezes quando leio alguns fóruns/blogs em inglês : Moldvay, RC, Holmes,...

Vou tentar esclarecer um pouco sobre os termos e as edições. No começo, os livros básicos vinham em caixas (ahhh....bons tempos...), e por isso algumas referências se devem também à cor das caixas. Algumas fotos foram retiradas dos sites Acaeum, (o melhor site de material pré-2ed que existe) e TSR Archive (o melhor guia para capas e checklist pré-3ed), e optei por usar as figuras das impressões mais conhecidas.

Vamos lá!


Original Dungeons & Dragons (1974) (OD&D; woodgrain box)
  • OD&D (claro que na época, era apenas D&D), woodgrain box (caixa cor de madeira, contendo 3 livros. Nas últimas impressões, a caixa seria branca).
Escritos por Gary Gygax e Dave Arneson.



Basic Dungeons & Dragons (vários anos) (BD&D; ver abaixo)
  • Holmes, blue box (1977-1979). Compreende da 1ª à 7ª impressão.
  • Moldvay, magenta box (1981). 8ª impressão até a 11ª.
  • Mentzer, red box (1983-1989). 12ª impressão até a 14ª.
  • Classic Dungeons & Dragons, black box (1991-1996). 15ª impressão até a 18ª.
Blue box (editado por Eric Holmes), magenta box (editado por Tom Moldvay), red box (editado por Frank Mentzer) e black box*




O box de Frank Mentzer é conhecido também como "Set 1 : Basic Rules", pois logo em seguida teríamos outros "sets" que expandiriam o jogo, até os personagens tornarem-se imortais!

Todas as edições e revisões do jogo ** tiveram suplementos que traziam novas regras, classes, monstros, tesouros e dicas para conduzir, criar e incrementar as aventuras e campanhas.


* o "Classic D&D" é uma simplificação do Rules Cyclopedia, livro que por sua vez é um tipo de compilação (com poucas diferenças) das regras de Frank Mentzer (conhecidas em conjunto como "BECMI": basic-expert-companion-master- immortal)

** do "basic", contamos até a versão de 1989. Algumas pessoas não consideram o black box como uma nova edição em sí, pois o mesmo não traz novas regras, apenas uma compilação de edições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário