quinta-feira, 9 de abril de 2009

As versões do D&D parte 3 - Companion, Master e Immortal !

Estamos quase no fim das matéiras sobre as regras precursoras, hoje veremos os Sets 3, 4 e 5.

Todos estes livros seriam complementos para o Basic e do Expert de Frank Mentzer (e escritos pelo mesmo), expandindo o jogo não apenas nos níveis dos personagens, mas nas regras e conceitos.

Apesar da cor do livro ser a mesma da caixa, os livros não são popularmente conhecidos pela cor da caixa, como ocorre com as edições básicas. Normalmente são referidas em conjunto, como BECMI (BasicExpertCompanionMasterImmortal).

Diferente do Basic e do Expert, os módulos criados para dar suporte ao Companion, Master e Immortal foram exclusivos, ou seja, eram os únicos a dar suporte a cada um destes. Então, os módulos do Companion tinham o código "CM", do Master "M" e do Immortal "IM".
  • Set 3: Companion Rules (1984) - Avançava do nível 15 ao 25 e trazia dentre suas novidades, regras para que os personagens comandassem seu próprios reinos.
  • Set 4: Master Rules (1985) - Do nível 25 ao 36, era o último com regras para personagens "mortais". Assim como todas as versões anteriores do BECMI, as regras complementavam e expandiam os conceitos vistos anteriormente.
  • Set 5: Immortal Rules (1986) - Após atingir o 36º level e cumprir uma série de dificílimas tarefas, um personagem poderia aspirar a ser um Imortal, com poderes além dos imagináveis por meros mortais!


Em 1991, as quatro primeiras caixas de Mentzer seriam compiladas e levemente editadas por Aaron Allston formando o "Rules Cyclopedia", o maior livro de regras até então, com um pouco mais de 300 páginas. Em adição, o RC trazia o cenário "Know World" e o "Hollow World", ambos mais tarde incorporados no que viria a ser "Mystara".

No ano seguinte (1992), o Set 5: Immortal Rules seria revisado e ampliado tambpém por Aaron Allston, chamando-se então "Wrath of the Immortals", e seria um complemento às regras do Rules Cyclopedia.




Bom pessoal, longe de estar completo, este foi um apanhado geral para se entender as diferentes versões das primeiras edições do jogo. Espero que tenha sido útil, se não como resposta, como um ponto de partida para futuras pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário