segunda-feira, 18 de maio de 2009

B2- The Keep on the Borderlands

The Keep on the Borderlands

The Keep on the Borderlands (TKotB) foi escrito por Gary Gygax e teve sua primeira impressão em 1978 para uso do Dungeons and Dragons Basic Set.
Embora disponível para venda separadamente, este módulo foi incluído nas impressões de 1979 à 1982 do Basic Set (6ª à 11ª impressão).
Em 2004, a revista Dragon Magazine elegeu esta aventura como a sétima melhor aventura de todos os tempos.


História:

Os aventureiros chegam na "Keep" (sem nome, pelo menos até sua versão para 2ed), em busca de aventuras e um bom descanso. Descobrem que próximo à fortaleza estão as "Caves of Chaos", um conjunto de cavernas onde vivem vários grupos de humanóides perigosos. Além do perigo das cavernas, bandidos, homens-lagarto e até um eremita louco habitam as redondezas, representando um potencial perigo aos cidadãos.



Sobre a aventura:



The Keep on the Borderlands é uma aventura básica, por isso o código "B". Como uma boa obra de Gary Gygax, o cenário tem uma boa descrição dos arredores e da fortaleza em si, assim como alguns personagens importantes e um bom espaço para criar em cima disso tudo. Este módulo apresentava algumas regras rudimentares para aventuras fora das dungeons (apesar do foco dela ser uma dungeon, no caso, as Caves of Chaos) que não haviam sido incluídas no Basic Set.
A estrutura das Cavernas é na verdade como se fosse uma série de pequenas dungeons, o que permitia aos aventureiros (de 1 nível, de acordo com a capa) explorarem aos poucos e voltarem à Fortaleza para recuperarem de seus ferimentos, comprarem novos equipamentos, contratem ajuda, etc.
Uma poucas críticas que já li sobre este módulo é de que os monstros não teriam uma razão para co-existirem entre si, não pelo sem uma guerra, pelo menos.
Contudo, o caráter da aventura é introdutório, então não apresentava nenhuma trama complexa. Ao invés disso, ensinava aos jogadores e mestres novatos como jogar.
Existe porém uma "complexidade escondida" nisso tudo, um pano de fundo simples mas com muitas possibilidades.

Algo que poucos além de Gary Gygax conseguiram até hoje.

Em 1985 o supermódulo B1-9 In Search of Adventure trouxe apenas a parte das Caves of Chaos como parte de uma trama maior (porém, mal elaborada e com algumas falhas).



O módulo original estaria disponível de novo em 1999, no Silver Anniversary Collector's Edition (e é mais difícil de achar do que sua versão anterior!)



No mesmo ano foi lançado para Ad&d 2ed o Return to the Keep on the Borderlands. A história se passa 20 anos depois dos eventos da aventura original, e várias perguntas "em aberto", como o nome da Fortaleza, são revelados. Outro fato curioso foi a localização da aventura no cenário de campanha de Greyhawk, já que anteriormente chegou-se a atribuir sua localização ao cenário de Mystara.



Uma versão para o sistema HackMaster (que mistura aventuras old school e humor) foi criada em 2005, entitulada Little Keep on the Borderlands.


Por fim, em setembro de 2010, o módulo seria adaptado para as regras do D&D 4ª edição (como parte do D&D Encounters), ambientado no “mundo base” da 4ed, o “Nentir Vale”.



EXTRAS

Novelização



Em 1999, a Wizards of the Coast publicou Keep on the Borderlands, uma versão novelizada da aventura escrita por Ru Emerson para a série de livros Greyhawk Classics.

D&D 3.5



No Player's Handbook II para o sistema d&d 3.5 aparece uma bela gravura dos "heróis padrão" do livro se deparando com as Caves of Chaos.

Youtube

A banda Morbid Public fez uma música chamada "Keep on the Borderlands", contendo algumas imagens do livro (clique aqui!)

3 comentários:

  1. Puxa Rafaelo seu blog assim como os textos estão fantasticos. Este em especial, pois recentemente jogamos uma aventura de 3.5 e o mestre usou um semi plano e=onde ele utilizou referencias da literatura fantastica e ficou muito legal. Não tinha conhecimento desta aventura e curti bastante.

    ResponderExcluir
  2. Esta semana estarei de férias de minhas atividades na USP, então estou baixando o Old Dragon Fast Play. Se eu curtir irei comprar os livros e a sua aventura, "O Forte das Terras Marginais". Muito bacana você ser um autor nacional de RPG, ainda mais de fantasia medieval. Precisamos de mais pessoas como você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, legal!
      para isso temos editoras como a Redbox, Retropunk, Unza, etc, q acreditam em jogos nacionais!

      abraço

      Excluir