quarta-feira, 24 de junho de 2009

Read Magic! - A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 1)

Pessoal, sem mais demoras, vamos lá!
(A propósito, não deixem de conferir o site DnD Lead, pois lá tem galerias com quase todas as miniaturas das empresas que falarei nos artigos)

Em 1977 Minigifs da Inglaterra se tornou o primeiro fornecedor oficial de miniaturas para D&D, apesar de já ter feito miniaturas de fantasia em 1975. Minifigs, como a maioria das miniaturas da época, eram feitas para propósitos de jogo e não de coleção ou como arte, e com isso as esculturas eram meio toscas, faltando detalhes e mal fundidas. Todas as armas, até mesmo armas como lavas e maças eram frágeis e fáceis de quebrar – elas realmente não eram muito boas nem para o jogo.

Algumas de suas figuras de D&D, contudo, têm um estilo único e presença própria, especialmente os demônios grandes como o príncipe demônio Demogorgon. Os preços [N.do T: preços em dólares] para as figuras menores em condições excelentes e sem estarem quebradas (algo raro) são facilmente entre 5-10.00 cada. Os demônios são muito raros, de melhor qualidade, e alguns podem vender facilmente por 100.00 com o Demogorgon sendo de longe o mais valioso, sendo o único Demogorgon feito em metal.


(não é a figura mais assustadora que já ví, mas para a época esta bem feita mesmo -considerando a ilustração do MM, podemos dizer que ele está bem representado!)

As miniaturas da Minifigs D&D são facilmente reconhecidas pela marca na base, que seria duas ou três letras seguidas de um número. Ocasionalmente, uma figura não teria a marca na base, especialmente os demônios. As bases são muito simples, retangulares e na maioria, mas não em todos os casos, a parte de cima da base que tinha a marca. Existem diversas pequenas variações em vários modelos. Em parte é devido à algumas diferenças nas miniaturas feitas para o mercado dos EUA.


(os elfos não tinham orelhas pontudas nas miniaturas, apenas uma estatura um pouco menor que os humanos)

Em adição à linha de D&D, a Minifigs também produziu uma linhas de miniaturas para o “World of Greyhawk” de Gary Gygax. Apesar de não serem miniaturas oficiais de D&D, existem muitas figuras que valem a pena encaixar no mundo de D&D [N. do T: não sei ao certo, mas me parece que ao escrever o artigo, Ernst pensava em D&D apenas como o “básico”, ou seja, o “Know World” de Mystara]. A linha “The World of Greyhawk” tinha muitas miniaturas sem graça mas importantes para uma campanha, como guardas, apesar de também produzir algumas miniaturas muito interessantes e artísticas, como os dragões.

Eles também produziam figuras incomuns como dinossauros para aqueles que gostam de misturar fantasia com paleontologia. Os dinossauros são surpreendentemente colecionáveis atualmente pois muitos colecionadores lutam para conseguir cada monstro do Monster Manual original, que tinha uma vasta gama de dinossauros.

3 comentários:

  1. Salve grande Rafael,

    Primeiramente parabenizo sua excelente inicitiva de divulgar otimas informações dos modulos do d&d. Tenho lido todos os textos publicados e venho gostando muito de seus conteudos.

    Que venha a segunda parte sobre as minis oficiais e ja deixo recomendado artigo sobre as minis oficiosas tambem, inclusive as confeccionadas por fãs.

    ResponderExcluir
  2. Salve Grande Rafael,

    Parabens pela iniciativa de divulgar histórias ricas dos modulos classicos e conteúdos afins do d&d.

    Espero ver tambem um artigo sobre as miniaturas oficiosas feitas por fãs do multiverso d&d.

    ResponderExcluir
  3. aonde posso vizualizar ou baixar modulos onlines?(http por favor)

    ResponderExcluir