sexta-feira, 10 de julho de 2009

Read Magic! A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 3)

A Grenadier foi uma das primeiras produtoras de miniaturas, começando a produzir em 1975. Em 1976 eles lançaram a linha Wizzards & Warriors, que consistia de algumas caixas e muitos blisters. Em 1980 após conseguir a licença para produzir miniaturas de AD&D, a Grenadier re-editou a arte das caixas da linha Wizzards & Warriors, mudando algumas miniaturas e lançando elas como miniaturas oficiais de AD&D em embalagem dourada/amarela, chamando a linha de “The Solid Gold Line” (Linha de Ouro Sólido) inferindo que suas miniaturas de chumbo valiam como se fosse ouro para o jogador de D&D. (“Esqueça as peças de ouro” sussurrava o ladrão para seu aprendiz, “pegue estas minis de chumbo e vamos cair fora daqui!”).

(a proporção era mais ou menos essa: existiam caixas grandes e caixas pequenas)

Em adição à reembalagem das caixas, a Grenadier produziu muitas outras caixas e vinte blisters entre 1980 e 1982. Algumas miniaturas dos blisters de Wizzards & Warriors foram trazidas para a linha AD&D, apesar da maioria ter sido deixada para trás por seus detalhes serem inferiores comparados com os novos padrões dos anos 80. A Grenadier continuou com a mesma estratégia de embalagem que haviam usado com sucesso em sua linha Wizzards & Warriors- as caixas tinham uma boa arte e acolchoamento de espuma que realmente protegia as miniaturas. Muitas pessoas usavam as miniaturas da Grenadier em suas campanhas pela simples razão que as caixas eram atrativas e permitiam uma organização fácil e proteção suficiente para as miniaturas pintadas.

(é interessante notar como os anões na época fugiam um pouco do conceito "quadrado-encorpado", muito comum na linha Warhammer. vejam como eles se assemelham aos anões de diversas ilustrações feitas para o universo de Tolkien, como "O Hobbit")

A qualidade e o charme das miniaturas de AD&D da Grenadier variam muito. Muitos dos humanos e demi-humanos como os anões eram muito parecidos- armas diferentes, algumas roupas diferentes, mesmo rosto..., sem muita diversão em pintar ou jogar, mas elas cumpriam sua parte. Muitas outras figuras, como os monstros, eram muito bem feitos. A caixa Dwellers Below é talvez o set de monstros criados pela Grenadier predileto e normalmente alcança o preço mais alto da categoria de caixas pequenas com 10 figuras. As caixas grandes variam entre 30 e 50 dólares e as pequenas entre 20 e 35. Miniaturas em blister podem alcançar até 80 USD, mas o preço normal varia de 20 a 40. Fora do blister, essas miniaturas geralmente valem entre 2 e 5 dólares cada, apesar de algumas das melhores, como o Xorn, terem sido vendidas entre 15 e 30 USD.

                                                                (miniaturas da caixa "Dwellers Below")

As miniaturas das caixas são muito comuns, enquanto as dos blisters são mais raras e podem levar anos para um colecionador achar toda as miniaturas de blister, comparando com alguns meses para colecionar todas as caixas.
As miniaturas de AD&D da Grenadier vem marcadas com “Grenadier 1980/1981/1982” [N. do T: ou seja, dependia do ano] ou não vinham com nenhuma marca.

(lizardmen, vindos de um blister)

Depois de descontinuar a linha de AD&D, em 1983 a Grenadier colocou nova arte na maioria de suas caixas de AD&D e com a marca da linha “Dragon Lord”, que continuou até se tornar sua maior e melhor linha de miniaturas. As miniaturas de AD&D em blister foram esquecidas em sua maioria, apesar de algumas terem sido embaladas para a linha “Fantasy Classics”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário