terça-feira, 28 de julho de 2009

Read Magic! A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 5)

Em 1985, por um curto período de 18 meses, a Citadel produziu uma linha fantástica de miniaturas AD&D. Foram produzidos aproximadamente 100 blisters, duas caixas e duas caixas de dragões. Isto é um monte de miniaturas para produzir em um pouco mais de um ano, considerando também as diversas variações das figuras. A Citadel elevou o padrão das miniaturas de D&D e pela primeira vez todas as miniaturas era muito bem esculpidas.



(este box vinha com aventureiros, mas reparem numa coisa: a cruz que o clérigo carregava foi substituída por um "ankh", uma cruz tipo egípcia. provavelmente a medida tenha sido tomada em função de problemas com as comunidades religiosas da época. além disso, sem ter nada a ver, a cabeça da maça também foi modificada)

Pela primeira vez as miniaturas vinham com bases de plástico. Apesar de muitos jogadores não gostarem das bases de plástico que precisam ser coladas na miniatura, isso permitia aos de natureza mais artística brincarem com as bases e criarem posições interessantes. Talvez a melhor coisa, e com certeza a coisa mais única sobre as miniaturas da Citadel fosse a criação dos personagens em três estágios - a mesma figura era fabricada em diferentes poses e com diferentes roupas, corte de cabelo, armadura e equipamento para mostrar o crescimento de um humilde aventureiro para um herói próspero e bem-sucedido.


(observem a maga: nos níveis iniciais, sua roupa esta gasta e ela mal tem equipamentos. Logo após, ela já tem uma varinha, uma capa melhor e até mesmo sua adaga é mais elaborada. Finalmente, no últi estágio ela apresenta vários itens diferentes, roupas mais elaboradas e um cajado)

Para aqueles que jogam a 4ªedição de Dungeons & Dragons, estas miniaturas são perfeitas para usar pois na 4ªed. existem três estágios de personagens: Heróico (1º ao 10º nível), Paragon (11º ao 20º nível) e Épico (21º nível e acima). Mais tarde, Ral Partha usaria a mesma idéia.
Algumas miniaturas de personagens ao invés de virem como "personagem em 3 estágios" vinham como "pacote de aventura", com uma figura de pé e a outra versão em uma montaria.

(este bardo é muito engraçado, parece vindo do Shrek!)

Já que estes itens estiveram em produção por apenas 18 meses, são difíceis de achar e por isso são meio caras, apesar de não astronomicamente caras como as Ral Partha. Personagens no blister variam de 15 a 20 dólares, e o blister com os 3 estágios ficam em torno de 30,00. Os monstros melhores já foram vistos a 40 dólares, enquanto monstros comuns como orcs e kobolds, assim como humanos, ficam entre 2-3 dólares fora do blister.


(claro que a ótima pintura ajuda, mas mesmo assim, a qualidade das miniaturas era muito melhor. As bases foram modificadas nestas fotos, pois elas não apresentam estas pedras tipo dungeon, é  a parte preta mesmo)

A linha Citadel não foi tão popular quanto merecia, não tão popular quanto as linhas Grenadier ou Ral Partha, e por isso não tem muitos colecionadores, o que impede que os preços subam. Poucos sabem como as miniaturas são, isso se ao menos ouviram falar delas. Recentemente, Richard Scott (finalmente) completou seu website [N.T: é o Otherworld, já citado na primeira parte desta matéria] e todos podem saciar seus apetites pela linha Citadel de miniaturas AD&D, então pode ser que algumas miniaturas se tornem mais valiosas.
As miniaturas da linha AD&D da Citadel sã facilmente identificadas pelo logo TSR impresso na base. A maioria das miniaturas também apresentam o nome da miniatura impresso.

A Citadel/Games Workshop [N.T: a Citadel Miniatures foi criada como parte da Games Workshop] podem se gabar de ser a única produtora de miniaturas a produzir uma linha de miniaturas D&D e ainda estar no ramo nos dias de hoje, assim como ser a produtora de miniatura mais antiga ainda existentes. A Games Workshop começou a produzir miniaturas nos anos 70 e é uma das mais bem sucedidas produtoras de miniaturas nos dias de hoje graças ao jogo Warhammer. (A Wizards of the Coast ainda produz miniaturas, mas somente de plástico e pré-pintadas, então iremos considerar que ela está fora do negócio de produção de miniaturas pintáveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário