sábado, 22 de agosto de 2009

Read Magic! A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 6)

Após anos competindo contra fornecedores oficiais de miniaturas D&D, a Ral Partha ganhou os direitos para produzi-las, começando em 1987. Novas esculturas surgiram e em 9 anos a maior linha de miniaturas de D&D de metal seria esculpida. Durante os nove anos de produção de miniaturas para Dungeons & Dragons a 2ed de Advanced Dungeons & Dragons havia sido lançada.
Quando a 2ed saiu, Ral Partha mudou as embalagens adicionando apenas "2nd edition", portanto a mesma miniatura pode ser encontrada com a embalagem "AD&D" ou "AD&D 2nd edition".

Como uma linha oficial de miniaturas D&D, a linha Ral Partha é a mais bem avaliada, com várias figuras com um valor aproximado de 100 dólares, e muitas na faixa de 50-80 dólares- elas são ridiculamente caras. As caixas variam de 40 a 120 dependendo da série vendida. Dois dragões em edição limitada, sendo um Takhisis, alcançam um valor muito maior.


Existem algumas razões para as miniaturas da Ral Partha serem tão caras:

-Eles fizeram miniaturas oficiais de AD&D por muitos anos, logo são bem conhecidos;
-Eles produziram monstros nunca antes feitos por outras empresas;
-As miniaturas eram Ral Partha [N.T: o autor se refere a ótima qualidade das miniaturas Ral Partha]
-Talvez o aspecto mais importante, existem rumores de que muitos dos moldes e cópias "master" [N.T: "master" é uma cópia de catálogo, feita para mostrar o produto. Geralmente são superiores às feitas em grande escala] foram destruídas e portanto não há chance de serem produzidas novamente.


Muitos esperam que estes rumores não sejam verdadeiros e que algum dia elas serão postas mais uma vez em produção. Em 1997 a Wizards of the Coast adquiriu a TSR e junto com isso, todos os direitos para as miniaturas de D&D. Com planos de criar sua própria linha de miniaturas, a Wizards acabou com os direitos de licença da Ral Partha, e dizem os rumores que pediu que toda a linha de moldes e masters fossem destruídas.
Perder a linha AD&D foi um grande golpe para a Ral Partha, e combinado com o fato de algumas outras empresas de jogos (que requisitavam a produção de miniaturas para suas linhas) saírem do mercado na mesma época deixaram a Ral Parta muito vulnerável, e pouco após seu negócio faliu.

Colecionadores têm sentimentos mistos em relação à linha Ral Partha. Enquanto existem muitos monstros maravilhosos e personagens, alguns, especialmente os primeiros, parecem um pouco estáticos em suas poses. As últimas miniaturas, contudo, são fantásticas. Um dos aspectos mais populares da linha era a grande variedade de monstros e personagens das novelas de Dragonlance e Forgotten Realms. Estes personagens são muito populares e vendem a um preço bem alto- considerando que são, em grande maioria, apenas variações de figuras humanas [N.T: o autor se refere ao fato do trabalho de fazer a miniatura. Mesmo sendo personagens únicos, o trabalho é quase o mesmo de fazer um Raistlin e um mago "genérico", por exemplo].

("the sword mage", de Birthright)


(gladiadores de Darksun)


("mercykillers", de Planescape)


--------------------------------------
Nota do tradutor:
O que acho mais fantástico, como já dito pelo autor, são as miniaturas ligadas diretamente a um "mundo" em específico. Além das linhas Dragonlance e Forgotten Realms, também existia a Dark Sun, Planescape, Ravenloft, Birthright e Concil of Wyrms (este último, na verdade, é apenas um monte de dragões genéricos), além de miniaturas com o logo "Battle System", usando o cenário criado para este sistema.
Outro fato a ser notado é a criação de caixas temáticas ligadas a aventuras, como "Ravenloft- Castle Forlorn" e de imagens consagradas, como "Lord Soth's Charge" .



(personagens de Forgotten Realms)

(drows de Menzoberranzan)

Visitem a página DnD Lead e vejam todas, são fantásticas!

Apenas por curiosidade, "Ral-Partha" é o nome de um personagem de um amigo de Tom Meier (um dos fundadores da Ral Partha). Tom era um prodígio na escultura, tendo fundando junto com outros a empresa aos 16 anos. Foi pioneiro em esculpir miniaturas com massa epóxi (aquelas que vem em duas partes, secando e endurecendo após misturadas). No mesmo ano de sua criação (1975), a Ral Partha vendeu TODO seu estoque na GenCon VIII.

3 comentários:

  1. Muito boa, as matéiras sobre as miniaturas, continua assim, meu grupo de rpg tá pensando em comrprar algumas pra usar nos combates, alguma sugestão ae em Porto Alegre? Vlw

    ResponderExcluir
  2. Slave Otomo,muito obrigado pelo elogio!
    Aqui em Porto Alegre vocêtem poucas opções.Na realidade, no Brasil nao existem muitas opçoe,s infelizmente. A maneira mais facil de achar é pelo forum D20 Miniaturas (tem nos links deste blog), mas sao as de plástico da Wizards of the Coast. A vantagem é q vc nao precisa pintar e elas sao resistentes por serem de plastico.

    abraço!

    ResponderExcluir