quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

The Goblin's Lair

Já faz algum tempo que comprei do ilustríssimo senhor Zontel (para quem tem Orkut, é só clicar aqui) o box "The Goblin's Lair", um dos três boxes lançados para acompanhar o "New easy to master Dungeons & Dragons", mais conhecido aqui como "D&D da Grow".

Cada box vem com marcadores de papel iguais aos da caixa básica, 3 livretos com uma aventura cada e seus respectivos mapas e mais algumas coisinhas.

Falarei então do Goblin's Lair, que por sinal estou mestrando em modo "play by fórum", mais especificamente na segunda aventura.


O esquema das aventuras é simples: elas se passam em Thunder Rift, cenário que surgiu meio autônomo e depois acabou como parte de Mystara. As três aventuras lidam com goblins (dã) e suas ameaças aos vilarejos mais ao norte de Thunder Rift.

De estrutura simples porém divertida, as aventuras oferecem algumas chances de role play para os mestres criativos, mas o foco ainda é o dungeon crawl, visto que estes boxes foram criados para jogadores e mestres iniciantes. Logo na primeira aventura, Red Hand Tribe, existe a possibilidade do grupo encontrar desafios muito maiores do que poderiam suportar numa luta, o que mostra que mesmo sendo dungeon crawl, não é algo tipo "chuta-a-porta-mata-o-monstro-pilha-o-tesouro": é preciso cuidado e planejamento!

Em termos de recompensas por tesouros, os jogadores podem ficar meio desapontados, já que a maioria das vilas são pobres, logo a recompensa é meio escassa. Contudo, é uma ótima maneira de começar uma campanha na região. Ajuda a ambientar os jogadores nos arredores, assim como faz com que os heróis comecem a serem notados devido aos feitos heróicos. No caso do meu grupo, onde mais da metade morreu na primeira aventura, a glória de voltar triunfante foi maior ainda! Mesmo tendo deixado alguns goblins fugir (ei, ninguém precisa ficar sabendo deste detalhe, não é?)


O site "Vaults of Pandius" (parada obrigatória aos fãs de Mystara) é um ótimo lugar para buscar referências e ganchos. O Havard é um cara que manja muito também, sendo um dos maiores organizadores e colaboradores do cenário de Mystara. Se quisrem dar uma pesquisada no material, aqui estão os links para o Vault e para o fórum "The Piazza" (mais especificamente a parte de Mystara, cheia de ótimos tópicos) :

The Vault of Pandius
The Piazza


(imagem do box retirada de BoardGameGeek.com)

Um comentário:

  1. Parece um módulo muito massa!
    Gostaria de achar um dia,jogado em algum sebo ou quem sabe pra baixar.

    ResponderExcluir