quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gygax sobre a idade de personagens de 1º nível

Relendo minhas perguntas no Q&A com Gary Gygax, achei algo sobre a idade que um personagem de nível 1 teria, visto que seria estranho um mago velhinho, de barbas longas e brancas, no primeiro nível (bom, ele poderia ser um repetente XD ). Por outro lado, acho que teria mais medo de um mago de 80 anos de idade do que um guerreiro de 80 anos de idade , hehehe

Gary sugeriu que os magos, mesmo não sendo tão velhos, seriam mais velhos do que os guerreiros, visto o tempo que se leva para aprender as artes.

Originally Posted by rossik
hi gary!

what do you think of characters and age?
i mean, isnt odd a 1st lvl M-U old, bald, with long beard?

i always try to make young 1st lvl characters....whats your thoghts about this?
I am in agreement with you, although a fledgling m-u will likely be a good deal older than a 1st level fighter. So for beginning PCs I suggest age 18 or so for a fighter or thief, age 21 or so for a cleric, and age 25 or thereabouts for a magic-user.

Cheers,
Gary

É interessante também o fato do clérigo. Nunca parei para pensar, mas ele é um estudioso também. Isso não desconsideram nenhuma classe, mas me parece mais lógico que as classes que dependem mais das ações física (ou melhor, que tem na aprendizagem uma valorização da parte física) levem menos tempo para aprender, neste contexto das 4 classes.

Além disso, tanto o mago quanto o clérigo me parece que ficam mais tempo "em casa" estudando, se formando, antes de sair para se aventurar. Ser guerreiro ou ladrão, por outro lado, me parece algo mais comum da escolha ocorrer em função da necessidade. Cada caso é um caso, mas vale a pena refletir um pouco sobre o assunto.

2 comentários:

  1. muito interessante,nunca tinha parado para pensar sobre isso direito
    e realmente faz sentido que os magic-users,clericos sejam mais velhos no nível 1.

    ResponderExcluir
  2. Inclusive as tabelas de idade inicial do AD&D refletem essa opinião do Gygax, e eu sempre respeitei o que diz essas tabelas. Sempre achei que faziam muito sentido.

    ResponderExcluir