terça-feira, 20 de setembro de 2011

A história do Classic D&D (o "D&D da Grow) - pt. 1

Estava lendo esses dias “30 Years of Adventure”, um livro que fala sobre a história do D&D. Uma parte intrigante é a que fala sobre o nosso saudoso “D&D da Grow”, conhecido por lá como “90’s Black Box”, dentre outros nomes.

Lembro até hoje quando ganhei aquela baita caixa de natal. Devorei o livro em um dia, e no dia seguinte já estava jogando. Além do livro, tinha um mapa, miniaturas em cartão para montar, dados diferentes e outras coisas. Como isso não chamaria a atenção de uma criança?



Bom, o fato é q a TSR tinha o seguinte dilema:
O jogo, quando criado, visava uma faixa etária mais compatível com alunos de universidade,e mais tarde, jovens entre 12 e 15 anos. Contudo, a popularidade crescente do D&D fazia com que um público mais jovem foi pegando gosto pela coisa,e não era incomum que “crianças brilhantes” de 10 anos se interessassem e jogassem com seus irmãos, primos, etc.

De certa forma, esse era um problema: a idéia de que era preciso ser “brilhante” para jogar RPG. De acordo com o livro, a idéia de que era preciso “esperteza/brilhantismo” para jogar era comum não apenas no público, mas no próprio staff da empresa. Na verdade, sempre que você faz parte de um grupo que aborda um assunto específico, você parece “mais inteligente” no assunto do que outros, seja qual for o tema. Eu ouço alguns alunos meus falando de computação, e acho que eles são verdadeiros gênios! Quando um deles viu minha montanha de livros de RPG, teve a mesma impressão.

Bom, voltando ao assunto:

O jogador ia ficando mais velho e “questões da vida” iam afastando-o do D&D (fim do colégio, namoradas, etc). Era possível resgatar alguns na época da faculdade, mas logo o trabalho, casamento, filhos e outros acontecimentos poderiam mais uma vez afastar-lhe do D&D. Talvez ele pudessem ensinar os filhos a jogar, um dia.

Então, como a TSR poderia lidar com isso?

3 comentários:

  1. tenho 12 anos e agora que descobri o D&D ñ largo por nada, eu vi no mercado livre essa caija o minimo que estão pedindo é de R$200 reais eu tenho como comprar a unica saida que emcontrei foi baixar, mas ñ encontrei o escudo do mestre da grow. tem como vc escanear e me mandar por e-mail??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, acho q vc encontra no blog Dragão Banguela, ok?

      abraço!

      Excluir
  2. cara no dragão banguela só tem as cartas introdutivas (acho que é esse o nome que disseram e o livro de regras. mas mesmo assim se vc ñ poder agradesso.

    ResponderExcluir