terça-feira, 10 de abril de 2012

Entrevista com Jennifer Kearney


Bom pessoal, vamos voltar ao trabalho que já ta na hora!

Hoje trago pra vocês uma entrevista que fiz com uma ilustradora fora de série, a Jennifer Kearney. Agradeço a ela pelo tempo para responder as perguntas, e sem mais delongas, aqui está:

1-     1- Você poderia nos falar um pouco sobre si mesma? Gostos, desgostos, hobbies, etc (Você joga RPG?)

Minha paixão pela arte existe desde que eu podia segurar um giz de cera. Minha mãe é uma artista incrível, então puxei dela. Ela me expôs a todo o tipo de arte quando eu era bem nova... além de eu assisti-la e aprender com ela.
 Amo desenhar, pintar, assim como inventor criaturas e personagens (Heh, nenhuma grande surpresa aqui, imagino). Sempre fui muito extrovertida e aventureira. Adoro estar na rua-especialmente em áreas rurais.

É seguro dizer que realmente adoro jogos... talvez demais, as vezes. Quando não estou dando voltas em Skyrim ou Azeroth, gosto de sair no mundo real para fazer escaladas, caça ao tesouro, e tirar fotos da natureza e da vida selvagem (assim como de coisas que penso serem estranhas ou engraçadas). Também coleciono coisas. Tenho várias tipos estranhos de antiguidades, crânios e ossos, moedas antigas, e outras coisas bacanas.
Adoro humor – distorcido ou não. Curto filmes, e amo a maioria dos tipos de música – não todos, mas a maioria. Adoro meus amigos e família, e sou grata pelas pessoas que fui agraciada em conhecer nessa jornada da vida. Sou uma pessoa... eclética. É uma marca minha que tenho orgulho. Desgostos? Bem, não gosto de mentirosos, ladrões ou pessoas que só pensam em si..mas na real, quem gosta?

Alguns amigos me ensinaram como jogar Magic (MtG) na época que o jogo fora lançado, em 1993. Era uma maneira divertida de passar o tempo com amigos. Lembro de inicialmente estar mais interessada na arte das cartas, e de querer trabalhar para a WotC algum dia, mas acabei desenvolvendo apreciação pelo jogo em si, também.
Colecionei muitas cartas desde seus lançamentos, e costumava jogar com regularidade por muitos anos, mas não tenho jogado muito ultimamente. Não é que não goste, mas meu tempo tem sido limitado, e na maioria devotado a minha arte, então tenho que dedicar o tempo de acordo. Quando tenho tempo livre, gosto de jogos de fantasia/ ficção científica como WoW e Skyrim. Gosto de jogos que me inspirem artisticamente, assim como aqueles que me entretém.


 
 2-Qual a sua história nas artes? De onde você tira suas idéias/inspirações?

*deita no sofá* Tudo começou com minha mãe… Hehe, falando sério, minha mãe é uma artista fantástica que foi treinada nas técnicas dos Antigos Mestres da pintura. Ela me expôs ao mundo das artes bem cedo, numa idade bem nova, assim como a outras coisas nesse fantástico mundo nosso. Então, na minha infância pude estudar coisas na natureza, e desenhar continuamente. Depois de me graduar na escola, fui para uma escola de design gráfico na Califórnia. Enquanto estive lá, fui contratada para fazer trabalhos na McDonnel-Douglas Aircraft em Lomita, Califórnia.
Fui bem paga, mas era muito chato e não me dava a satisfação pessoal que eu tinha vindo da pintura e desenho.
Então, após me formar nessa escola, decidi continuar e conquistar um BFA em ilustração [NT: algo como “bacharel em artes”]. Inscrevi-me na competitiva University of Arizona Visual Communications Program em Tucson, Arizona, e fui aceita como um dos 20 alunos aceitos por ano. Dia feliz! A partir dai, tive o privilégio de ter como tutor David Christiana, que é um ilustrador incrível e um cara muito bacana.
Além de estudar ilustração, estudei história da arte clássica como outra formação. Resumindo a história, finalmente me formei em 2008, e venho trabalhando como artista freelancer desde então.

Quanto a inspiração, ela vem de todos os tipos de coisas: pessoas, lugares, objetos, animais, músicas, incidentes diários incomuns, poesia, histórias... é só dizer. Está em todos os lugares, você só tem que olhar.


      3-Poderia nos falar de suas principais influências?

Mmm... vivo ou não? Existem tantos para escolher! Tenho coletado imagens de vários artistas que admire em um álbum no Facebook. Definitivamente é um WIP (work in progress N.T: trabalho em progresso), e apenas arranhou a superfície daqueles que admiro, mas acho muito benéfico olhar o trabalho de outros. Acho que a resposta fácil seria dizer que sou inspirada por beleza estética, habilidade técnica, imaginação, visual/narrativa interessantes, belo uso de cores, um forte conhecimento/demonstração de anatomia, etc.
Para dar uma lista MUITO curta de exemplos: NC Wyeth, Frank Frazetta, Solomon J Solomon, John W Waterhouse, Frank C Cowper, Arthur Rackham, Alphonse Mucha, e William-Adolphe Bouguereau.

4- Qual sua opinião sobre as diferentes artes nas diferentes edições do D&D?

Acho que deveríamos ver de novo a questão anterior. Basicamente, se um trabalho de arte demonstra as qualidades que eu valorizo, então eu consideraria um sucesso. É difícil de responder essa pergunta de maneira geral, contudo.


5-Agora uma polêmica! Orcs: verdes ou não?
HAHA! Bem, orcs são cruéis e durões... eles podem ser da cor que quiserem! Falando sério, não me importo com qualquer cor que escolham para a raça. Com isso quero dizer, eles geralmente são mostrados com cores escuras e fracas que coincidem com sua natureza e personalidade primitiva. Geralmente (de Tolkien a WoW) eles são mostrados como tendo pele negra, cinzenta ou esverdeada. Por mim está ótimo. Afinal, eles são ferozes, combativos, durões e arrisco dizer... uma raça humanóide grotesca. Heh, faz sentido eles não serem rosa… ISSO sim seria interessante.
 6- Você parece gostar do tema “fantasia”. Eu poderia dizer que é seu favorito? Quais são os “elementos chave” para fazer ilustrações de fantasia? Você tem uma “coisa”, como as jóias (geralmente vermelhas) presentes nas ilustrações de Clyde Caldwell presentes em muitas de suas ilustrações?

Sim! Fantasia é meu tema favorito. Fantasia permite que a mente viaje livre, com pouquíssimas restrições. Ainda sigo os fundamentos, falando tecnicamente, mas sendo subjetiva...as possibilidades são infinitas. A fantasia não tem fronteiras, e amo essa liberdade.
Elementos chave…bem, sem entrar uma palestra sobre ilustração, eu digo que os fundamentos são…fundamentais. Alguns acreditam que conhecimento técnico inibe a imaginação.Isso não poderia estar mais longe da verdade. Como você pode fazer algo…qualquer coisa…sem o conhecimento das ferramentas de como chegar lá? Tenho uma profunda apreciação não apenas do lado expressivo da arte, mas do lado técnico também. Habilidades básicas são uma necessidade, porque sem um mínimo de conhecimento técnico de método e material, não existe muita liberdade para expressar suas idéias.
 
Não tenho certeza se tenho uma “coisa”. Sei que sou partidária dos “tons de terra”…se isso é uma “coisa” :)

 
 7-Se você tivesse chance (ou tempo) para ilustrar qualquer cena de um filme, qual seria?

Wow! Essa é difícil. Vamos ver…eu realmente adoro trabalhar com qualquer coisa a ver com dragões ou cavalos. Tenho considerado fazer uma versão do encontro inicial de Bilbo Baggins com o Smaug, em “O Hobbit”...por causa do filme vindo nesse ano. Já mencionei que adoro o trabalho de Tolkien?
 
8- Algum conselho para quem gosta de ilustrar e desenhar?

Desenhe, desenhe, desenhe! Não consigo expressar suficientemente a importância de desenhar todo o dia! Recomendo um caderno de rascunho portátil, e levá-lo onde quer que você vá. Em qualquer lugar. Ele deveria fazer parte de você. Existe um antigo ditado que é muito verdadeiro ao processo de aprendizagem- em especial às artes: “Quanto mais você ver, mais saberá. Quanto mais você souber, mais você verá”. É uma escada que todos devemos subir no processo de crescer como artista. Então...desenhe, desenhe, desenhe!
Nesse desenho todo, estude coisas como *toma um longo fôlego* linha, forma, textura, espaço, cor, valor, balance, escala, hierarquia, domínio, contraste, movimento, ritmo, padrão, anatomia, composição, impacto gráfico, etc, etc…basicamente todos os fundamentos que são necessários para fazer de sua arte um sucesso. É um *trabalho* de arte por uma razão; Não existem atalhos, infelizmente, para fazer uma grande ilustração, e aqueles que os utilizam são óbvios e enganam apenas a si mesmos.

9- Algum ultimo pensamento?
Heh, nunca coloque seu copo de bebida ao lado do limpador de pincéis. “Quase” já é perto o suficiente. FUS RO BLAH!*

 *ou “fus ro dah”, um tipo de meme vindo do Skyrim 

3 comentários:

  1. Salve Rafael!

    Excelente artigo... Não conhecia Kearney, mas gostei bastante dos seus trabalhos. A recomendação da prática incessante do desenho é muito válida e com certeza eu teria conseguido algum desenvolvimento se tivesse insistido, rs.

    ResponderExcluir
  2. Um adendo... O Fus Ro Dah não é um meme e sim uma habilidade de soltar um poderoso grito que se ganha no jogo depois de ganhar energias matando dragões.

    O Fus ro blah é que deve ser o tal meme, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é uma habilidade, mas se vc procurar, virou um "viral", como o "levou uma flecha no joelho"

      Excluir