quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como preencher uma ficha de AD&D

O amigão Victor Gomes me deu essa idéia de fazer um vídeo explicando como preencher uma ficha de AD&D 2ed.
Como falei no vídeo, está longe de ser um guia definitivo, e muitas coisas podem ter variações (para acomodar o gosto de cada um), mas acredito que ajude os que não sabem ainda o básico.

Qualquer dúvida, mandem aqui nos comentários.

(por algum motivo, não estou conseguindo colocar os vídeos diretamente aqui, então vão apenas os links, ok?)

Parte 1
Parte 2

A ficha que eu mencionei pode ser encontrada no seguinte link:
http://dragaobanguela.blogspot.com.br/2009/04/downloads-fichas-de-ad.html
(é o "AD&D Ficha Bàsica Legal")


Pra vocês terem uma idéia de como era a ficha que finha impressa na Dragon Magazine brasileira, aqui tem um scan de um personagem antigo meu. Usávamos corretivo para deixar branco os espaços na ficha, hehehe.




 

2 comentários:

  1. Olá Beltrame. PARABÉNS PELO SEU SEMPRE ÓTIMO TRABALHO COM ESSE BLOG. Gostaria de deixar uma sugestão de post pra vc. Eu andei pesquisando sobre os elementos constitutivos da fantasia do AD&D e cheguei a uma conclusão simplória. Eu cheguei a cinco matrizes básicas:

    1) Literatura inglesa sobre mitologia arthuriana
    2) Elric
    3) Conan
    4) Mitos de Lovercraft
    5) Tolkien

    De forma que possivelmente as estruturas sociais e políticas dos humanos nos cenários de AD&D fossem inspiradas na mitologia literária arthuriana, além do conceito de mago inspirado em Merlin. A raça élfica e vários pequenos seres esquisitos sairiam de Elric. De Conan teríamos as idéias sobre bruxaria e clérigos malignos, além do arquétipo Bárbaro. De Lovercraft possívelmente surgiram idéias de criaturas como o Beholder e os Devoradores de mentes e todas aquelas criaturas extra-planares. E de Tokien sairam as idéias de Orcs e de Anões e Halflings.

    O que acha? Estou equívocado? Sei que já escreveu um pouco sobre isso, mas é só uma idéia de post para seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Ola Mr Darkness!
    É uma boa ideia, e vc deu bons palpites.

    a origem de algumas coisas nao é tãão "fabulosa" quanto parece. a ideia d clérigo veio dos filmes do dracula, com o "Peter Cushing" (acho q era esse)em seu papel de Van Helsing. a origem das estruturas é um assunto muito bacana :)

    ResponderExcluir