domingo, 17 de março de 2013

A queda da antiga TSR


A postagem de hoje é rápida, apesar do assunto interessante. Para começar, não sei bem se haverá no futuro uma maneira diferente de chamar a TSR do D&D, por conta da nova TSR.

O caso é que todos sabem que a antiga TSR estava mal das pernas e foi vendida para a Wizards of the Coast. Muito se fala sobre as razões da falência, dentre os motivos, o super saturamento do mercado, a diversidade de produtos oferecidos pela empresa (muitos cenárioas, novelas, o Spellfire e o Dragon Dice, por exemplo) e/ou a incapacidade de gerenciamento da empresa.

Um ponto muito importante que devemos nos atentar é referente a Lorraine Williams, uma empresária que havia adquirido a maior parte da TSR, após comprar a parte dos irmãos Blume (periodo de 1986 até 1997).
Alguns relatos de funcionários da época atestam que ela não era uma pessoa fácil de lidar, e que se achava superior aos outros, em especial aos jogadores. Sendo verdade ou não, o que é importante ressaltar nesta postagem é o fato de que nesta época a empresa não se interessava em seus clientes, apenas em seu dinheiro. Não é a toa que revistas amadoras e sites tratavam a TSR como "T$R".

A falta de contato com o público parece, ao meu ver, um dos grandes erros que levou a venda da TSR. Ryan Dancey, um dos principais responsáveis pela marca "d20 System" (o sistema primario da 3ed), aponta em uma entrevista que a TSR não questionava os fãs sobre como se sentiam em relação aos produtos, novidades, suporte ao mercado, etc.

Essa falta de comunicação pode ter sido vital, e me parece que a Wizards of the Coast seguiu um caminho semelhante com a 4ed. Tanto é que no D&D Next (que será sempre chamado de 5ed, hehehe), a participação do público é muito maior, independente dos resultados que teremos ao final deste trabalho.

Fico feliz ao ver que duas das editoras brasileiras de RPG que admiro, a Redbox Editora e a Retropunk, seguem um caminho aberto, de pesquisa e com o mercado. Como o jornalista Eduardo Bueno dizia nos intervalos do History Channel, "[...] povo que não conhece sua história, está condenado a repetí-la".

3 comentários:

  1. Realmente Rafael, hoje vejo o interesse das nossas "pequenas" mas incríveis editoras que nos dão não só o devido suporte mas como também a atenção merecida que nós clientes/jogadores precisamos.
    Nunca vi suporte da nossa maior editora de RPG em todo o tempo que eu comecei a jogar e olha que lá se vão 17 anos!

    ResponderExcluir
  2. Interessante!

    A TSR parece mesmo ter tido muitos altos e sobretudo baixos nesse período. Uma questão que não vejo muito comentada é o fato dos criadores de settings acabarem afastados de suas criações logo que são lançados as caixas inicias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Brenno, realmente é algo pouco conhecido. Eu não tenho certeza do motivo, mas sei que existia muita pressão na TSR por conta de cronogramas.

      Não era incomum ser retirado de um departamento e colocado em outro.

      Excluir