quarta-feira, 6 de março de 2013

B1- In Search of the Unknown




In Search of the Unknown (B1, para facilitar!) foi um módulo básico para personagens de níveis 1-3, criado pro Mike Carr, colega de jogos de Gygax antes mesmo da TSR. Escrito em 1978, B1 vinha junto com o D&D básico de Holmes, e posteriormente seria substituído por B2- The Keep on the Borderlands. As primeiras edições mencionavam que a aventura se passava em Greyhawk, mas depois estes dados foram omitidos, e posteriormente, realocada em Mystara (no super módulo B1-9 In Search of Adventures).

A aventura foi criada para auxiliar Mestres e jogadores novatos a ganharem experiência com o jogo, ensinando conceitos básicos da mecânica e temática (exploração, combate, etc). Existem até mesmo opções para os Mestres customizarem a aventura, acrescentando monstros e tesouros dentro da história. Assim, ao descrever uma sala, não existem monstros já escolhidos pelo autor, mas sim, espaço para o Mestre completar, dentre opções de uma lista no fim do livro. Mesmo existindo um guia com sugestões de tesouros e monstros, ainda assim é oferecida uma grande liberdade aos Mestres. 

Mas como é a história?

Dois aventureiros abastados constroem um complexo chamado Quasqueton, um forte dungeon de dois níveis. A princípio não fica bem claro se eles são do mal ou não, mas de uma forma ou de outra, eles somem durante um embate contra bárbaros. Os aventureiros conseguem um mapa para o local, iniciando assim a aventura.

 Como módulo básico e introdutório, B1 faz um ótimo trabalho. Uma tabela de boatos, aventura “completável”, regra para contratação de hirelings e personagens prontos são ótimas ferramentas para o Mestre, e agregam um valor imenso ao livro como ferramenta de introdução ao RPG.
Elementos considerados clássicos nas dungeons da época, como passagens secretas de “uma mão” (você vai, mas não volta pelo mesmo lugar), um jardim de fungos e estranhas poças com líquidos misteriosos. Além da “roupagem” das salas, a própria “moral” da aventura remete as ideias iniciais do jogo: o grupo não está nessa para salvar o mundo, ou recuperar um perigoso artefato para a igreja dos deuses bonzinhos. Eles são exploradores, buscando riquezas e glória!

B1- In Search of the Unknown é um modulo muito bacana, e que realmente pode ensinar muito aos jogadores novatos e veteranos, e todos aquelas que querem ter um gosto de como as dungeons eram feitas antigamente.  



4 comentários:

  1. Um grande serviço ao RPG seria feito se a Wizards of the Coast busca-se inspiração nestas aventuras iniciais tão caprichadas e preocupadas em realmente iniciar mestres e jogadores no jogo. Gosto muito da 4a edição, mas tenho um respeito enorme por estes materiais antigos, porém eternos por consolidarem nosso tão amado D&D!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marco!
      Então, como eu nao tenho nem uma aventura de 3x ou além, nao posso dizer como as coisas foram criadas depois, mas ate a 2ed, tem otimos materiais para iniciantes

      Excluir
  2. E ae Beltra, blz?
    Eu iniciei a tradução desse módulo pro OD, ia postar no blog, ia ser a aventura numero 30 rs... esse livro/aventura é bom, parabens pelo post!
    Abs

    ResponderExcluir