terça-feira, 12 de março de 2013

B6- The Veiled Society


Este módulo para personagens de níveis 1-3 foi escrito por Dave "Zeb" Cook (um dos principais responsáveis pela 2ªed do AD&D) em 1984, como parte da série "B" (Basic) do Dungeons & Dragons "BECMI". Ele faz parte da compilação "B1-9 In Search of Adventures".

A aventura tem foco na cidade de Specularum, parte integrante do Know World, com intrigas e eventos especialmente focados em ambiente urbano, algo incomum até o momento. O grupo de aventureiros se encontra no meio de um conflito entre três das famílias mais influentes da cidade (que é capital do Grande Ducado de Karameikos.

A liberdade que a aventura oferece aos Mestres é grande, pois existem muitas informações que criam uma boa estrutura para se criar em cima. Feita para jogadores e Mestres iniciantes (por isso, obviamente, o código "B"), The Veiled Society é um ótimo exemplo de aventura urbana, possibilitando ações que de outra forma seriam impossíveis (ou no mínimo, improváveis) em um cenário de dungeon, por exemplo.

Com apenas 16 páginas de material escrito, o módulo ainda conta com algumas páginas de material dobrável, de forma a construir terrenos "3d" para incrementar a experiência na aventura. Um exemplo é o momento em que se forma uma turba que se opõe aos soldados no mercado, e cabe aos personagens tomar um partido e devidas ações. Toda ação tem uma consequência, que pode (e irá) interferir no desfecho.




No fim, um quadro exemplifica possibilidades para novas aventuras em Specularum, e como os personagens podem se tornar cada vez mais envolvidos em tramas e intrigas.

Com ilustrações de Steve Chappel e Jim Rosloff, o módulo B6- The Veiled Society é uma ótima pedida pra quem quer sair da dungeon e encarar uma cidade com muitas possibilidades de intriga e mistério.

2 comentários:

  1. Esse modulo eh muito legal. Ja tive a oportunidade de jogar e posso dizer que, embora seja uma aventura para iniciantes, ela exige um pouco de experiencia ao mestre, devido aos diversos rumos que aventura pode seguir.

    ResponderExcluir