terça-feira, 30 de abril de 2013

Tome of Magic

O Tome of Magic é um suplemento para AD&D 2ed escrito em 1991 por um bocado de mãos: David Cook (o "papai" da 2ed), Nigel Findley, Anthony Herring, Christopher Kubasik, Carl Sargent, e Rick Swan (um livro com o mesmo nome foi escrito para 3ed, em 2006). O livro tem a "roupagem" inicial da 2ed, mas sua última versão é como a edição revisada do AD&D 2ed, com as bordas pretas e letras em vermelho.



Como o nome sugere, ele trata sobre magias, e nisso, é um dos melhores amigos que um clérigo pode ter. Não que ele não seja útil para os magos, mas se destaca mesmo nas novas magias de clérigo, em especial as dos círculos que ninguém sabe bem quais magias escolher.

Nas 160 páginas que o livro cobre temos mais de 80 magias novas para magos, mais que o dobro disto para clérigos, novos itens mágicos e algumas regras bacanas, como os "Quest Spells" e os "Wild Mages".
Os Quest Spells são magias que não fazem parte do repertório normal do clérigo, mas sim, dádivas dos deuses para que seus seguidores alcancem objetivos específicos. Existem limitações específicas para que um clérigo ganhe essas magias, como nível e atributos, além da situação geral em que o seguidor se encontra.

Para ter uma idéia, uma das magias pode invocar até 1000 esqueletos, outra invoca até 18 elementais de dados de vida variados, e ainda temos outra que dá imunidade a doenças normais e habilidade de lançar Curar Ferimentos Leves em si mesmo por semanas (e ainda curar alguem como um paladino faz). Como viram, é algo realmente impressionante (já pensaram em implodir uma criatura? Mexer em moléculas ou no próprio tecido do tempo?).

Os magos não ficam tão de fora. Ganham regras para Wild Magic, oriunda de terrenos onde a magia natural é selvagem e imprevisivel (pessoal de Forgotten Realms deve saber do que estou falando), Elemental Wizards (uma especialização para os magos) e Metamagic, magia que afeta diretamente as magias. O bacana mesmo é o wild mage, que pode causar efeitos como os do Presto (Caverna do Dragão): sua magia pode ser 200% mais efetiva, ou suas roupas podem simplesmente sumir.

Os itens mágicos são interessantes, mas nada realmente que se sobressaia. São mais opções de itens diversos (anéis, cajados, amuletos). É sempre bom ter opções, claro.

A experiência final do livro é muito boa. Se os 3 principais (Livro do Mestre, Jogador e Monstros) são o topo da nosso pirâmide de importância, no que diz respeito aos livros de regras do AD&D 2ed, o Tome of Magic com certeza entra na segunda linha, dando suporte ao topo. As opções apresentadas irão, no mínimo, auxiliar os mestres a criarem boas histórias, e isso sempre é bem vindo.

4 comentários:

  1. Quer dizer que ele vale uns R$ 5,00???
    Esse foi o preço que paguei por ele na feira do livro de POA...heheheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, q sorte! a minha maior sorte foi 20 reais na redbox do D&D basico de menzter, e melhor ainda, de PORTUGAL (raro pra caramba)

      Excluir
  2. Acho que vi esse livro uma vez na Jambô. Na feira do livro nunca achei nada de interessante!

    Vou dar uma procurada pra ver se encontro por aí!

    ResponderExcluir
  3. Há muito tenho esse livro, mas nunca tive oportunidade de usá-lo. Quest magica também é o que se destaca do livro na minha opinião, power to the cleric!

    ResponderExcluir