sábado, 7 de setembro de 2013

X2- Castle Amber

O módulo Castle Amber foi escrito por Tom Moldvay (o mesmo autor de uma das caixas básicas do D&D) em 81, com o código “X2” (eXpert) e se passa no cenário de Mystara.  O título vem de uma obra de Clark Ashton Smith, ilustríssimo membro do “Círculo Lovecraft”, um grupo de amigos comuns a HP Lovecraft que muito acrescentaram ao que hoje conhecemos como “O Mitos” (digamos, toda a parte de entidades, tomos secretos e povos misteriosos vinculados às obras originais de HPL).


 Apesar disso, não temos elementos comuns ao poderoso Cthulhu, mas sim, a uma província fictícia da França chamada Averoigne, detalhada em diversos contos de Smith. Mesmo assim, o local é um tanto macabro e diabólico, com acontecimentos sinistros e criaturas perigosas como lobisomens e fantasmas.
Mas o que isso tem a ver com o módulo X2?

Bom, além do nome e da inspiração vinda dos contos de Smith, Moldvay cria uma aventura que mistura o horror e mistério de Averoigne com exploração de dungeon e de terreno selvagem, em um enredo um pouco “forçado”, de forma a não dar muitas opções aos jogadores a não ser investigar o Castelo Amber e interagir com seus habitantes.


Mesmo assim, as descrições da névoa que impede o retorno, os recursos de pesadelos e a visão do pobre animal que tenta avançar pelas névoas (encontrando um fim horrível) são satisfatórios, e deve intrigar os jogadores a seguirem o rumo a iniciar o módulo. Isso sem contar que o livor é bem dividido em 9 partes, facilitando os intervalos entre as sessões (mesmo com apenas 32 páginas).

Além do Castelo, um portal leva à terra de Averoigne, e finalmente a uma importante tumba que pode(ou não) resolver alguns dos problemas da família d’Amberville (todos os nomes dos NPCs têm uma versão em francês, em parênteses).


Mesmo sendo recomendada para personagens por volta do 5 nível, não apenas os monstros são difíceis, mas existem momentos em que uma folha em um teste significa a morte imediata, no bom estilo “old school” de jogo. Ainda, existem diversas oportunidades excelentes para role play com os npcs, e portanto, o DM deve estar com a leitura em dia e anotações feitas, pois a família Amber pode oferecer muito divertimento para os que gostam de interpretação.

Além desta aventura, a história continua no AD&D, avançando 30 anos na linha do tempo em “Mark of Amber”, título para AD&D  (do mesmo “kit” do set “Mystara” que saiu aqui no Brasil, com cd de áudio próprio e tudo). Com arte de Jim Holloway, Jim Hosloff, Harry Quinn, Stephen Sullivan e Erol Otus, o módulo X2 é uma ótima aquisição para quem procura uma aventura dirigida, mas ainda assim, muito interessante e desafiadora. 

4 comentários:

  1. This is one of the best of the old modules, when role-playing was more important than anything else. This is a very challenging adventure, and Smith's stories upon which it is based are complex and unusual.

    ResponderExcluir
  2. For sure! Just wish we had a great book (o any at all!)with CAS stories here in Brazil :(

    ResponderExcluir
  3. When I saw this announcement today I thought of you Rafael:
    http://kaijuville.blogspot.com/2013/10/clark-ashton-smith-penguin-classics.html
    It is a new release of CAS stories in a reasonably-priced book. You can order it anywhere when it comes out--even in Brazil! The editor is S.T. Joshi, whom we can also thank for Penguin releases of Lord Dunsany's work too a few years ago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thants very nice! Thanks for posting it here :)

      I've read at DF that Robert Kuntz was (or is) very fond of CAS.

      Excluir