terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Misterioso personagem de Jim Ward: Ren o' the Blade

Encontrei hoje no Dragonsfoot uma pergunta muito interessante do usuário "vestcoat" sobre o personagem "Ren o' the Star", um npc que aparece em vários livros de D&D, as vezes com pequenas variações em seu nome (Ren o' the Star, the Blade, the Cloak, etc). Jim Ward deu a resposta, que trago aqui em tradução livre:

"Vestcoat,

Estou impressionado com a sua pesquisa sobre meu amigo Ren. Vamos ver se posso acrescentar alguma informação.
[...]
Ele é um PC que eu usei por anos e anos. Foi criado por mim para aventurar-se na Tomb of Horrors de Gygax na campanha de Greyhawk. Gary queria alguns ladrões para testar o módulo e eu fiz o Ren 'o the Blade. Ele era um ladrão de nível médio com uma capa de proteção +2, adaga +2 e aquelas luvas de destreza bacanas. Desnecessário dizer que eu mal saí vivo da Tomb of Horrors. Até hoje, não tenho problemas seguindo o bom exemplo de Gary em fazer dungeons desafiadoras, sendo esta uma das razões que eu fiz a recentemente lançada "Monty Haul's Lesser Tower of Doom". Espero que o pessoal faça boas comparações entre aquele produto e o meu.

Quando escrevi a primeira aventura de Ravensbluff da RPGA usei novamente ele como playtester do lado dos personagens do escudo do mestre.

Desde então coloquei um "Ren" em vários produtos da TSR e de outros. Neste momento vejo ele como um Semi-deus dos ladrões; assim como vejo "Monty Haul" como um Semi-deus do puro caos.

Vejo ele agora como um ladrão que atravessa dimensões, pegando a parte boa dos saques em diferentes lugares. Tinha um personagem brilhante de Roger Zelazny chamado "Jack of Shadows". Aquele personagem e Ren tem muito em comum.

Quanto a outros nomes, ele tem vários, mas todos começam com Ren.

Não se preocupe com Ren. Ele tem uma magia de Clone funcionando e um Desejo que o cura e o leva ao seu esconderijo escondido nas montanhas de Greyhawk.

Você pode achar isso diveritod. Parei de usar o personagem por um tempo quando os desenhos do "Ren & Stimpy" surgiram. Fiquei muito irritado com o personagem do desenho com meu nome.

Agora a parte triste. Não o usei desde que a Wizards of the Coast começou a me mandar cartas de "cessar e desistir" sobre o nome Drawmij [N.T: esse era outro personagem de Jim Ward. A Wizards proibiu que ele  usasse um personagem cujo nome é o nome de Jim Ward ao contrário.]. Você poderia pensar que eu poderia usar meu nome ao contrário em qualquer coisa que eu quisesse. Lamentavelmente, a Wizards acha que é dona desta parte minha. Tenho o Ren de alguma forma ou outra em pelo menos dez ou doze produtos da TSR. Prefiro estar seguro do que ter um produto impedido por causa do uso do nome. Entendo o desejo de proteger o copyright. Por anos na TSR quando eles precisavam de um especialista nos vários mundos da TSR eu fui para a corte representar a TSR. Então me mantive calmo e segui em frente.

Espero ter respondido algumas de suas perguntas.

Jim Ward."

Um comentário: