terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os "primeiros" do D&D


Conversando com a amiga Simone RM, percebi que tem uns lances curiosos na história do D&D em relação ao que foi o "primeiro produto" de alguma área. Não vou conseguir falar de todos, mas vamos dar uma olhada em alguns interessantes:


- Primeiro cenário publicado: Temple of the Frog ("Supplement II: Blackmoor",1975. Por Dave Arneson).


Este ponto é meio "polêmico", pois muitos consideram este livro apenas como o primeiro cenário (e não estamos falando de "Blackmoor" em si, mas do "Temple of the Frog"). Após ler o cenário, ele me parece muito convidativo e cheio de ganchos para aventura, no melhor estilo sandbox. Acabo pensando, então, que o Temple of the Frog não deixa de ser também uma aventura, mas como disse, é uma opinião pessoal.

Além do Supplement II: Blackmoor inaugurar o monge e o assassino como classes (aliás, classes "polêmicas" que foram e voltaram algumas vezes do D&D), temos o primeiro cenário publicado. Sapos gigantes assassinos, uma cidade, um templo e poucas regras (e muita história) fazem parte das quase 20 páginas do livro (1/3 do suplemento). Mais tarde uma aventura com o mesmo nome (DA2 - Temple of the Frog) seria publicada novamente, mas com pouquíssimos elementos da original.


- Primeira aventura publicada: Palace of the Vampire Queen ("Palace of the Vampire Queen", 1976. Por Pete e Jude Kerestan).

Ao contrário de Blackmoor, este livro não foi criado pela TSR, mas sim pela Wee Warriors e distribuído pela TSR. Fazia parte da série "Dungeon Master Kits", sendo este o primeiro volume. Os heróis tem de resgatar uma princesa do dito castelo, e não existe muito mais história do que isso. Contudo, o nível de customização é alto, seja no enredo ou nos mapas, o que torna uma aventura com grande potencial nas mãos de mestres criativos. Como não poderia deixar de ser, sua raridade fez dela uma aventura caríssima de ser obtida.

Contudo, na metade do ano passado a Pacesetter Games fez uma re-edição deste módulo (assim como de outros da Wee Warriors), com o mesmo conteúdo e umas coisinhas a mais, como a conversão do módulo para o AD&D.


-Primeira aventura publicada pela TSR: Steading of the Hill Giant Chief ("G1 - Steading of the Hill Giant Chief", 1978. Por Gary Gygax).

Primeira parte de uma trilogia que mais tarde seria publicada em um único livro (G1-2-3 Against the Giants) e depois, como parte do super-módulo GDQ 1-7 Queen of the Spiders. A aventura é simples, com o grupo sendo contratado para matar gigantes. Depois a coisa vai complicando e se tornando mais intrigante, e posteriormente (no GDQ), envolve a própria senhora dos drows, Lolth.


-Primeira ficha de personagem comercializada: The Character Archaic ("The Character Archaic", 1975. Por Wee Warriors).

A TSR usava internamente um modelo de ficha, mas não comercializava. Com apenas um ano de vida, o jogo era muito popular e várias fichas foram criadas em fanzines e revistas do gênero, mas a ficha da Wee Warriors foi a primeira a ser comercializada como produto. Em 24 páginas, tinha 20 fichas, um mapa de dungeon, tabela de encontro com criaturas e outras coisinhas usadas para facilitar a vida do DM.



Bom, com certeza ainda temos muitos "primeiros" a falar, mas vamos deixar para uma outra oportunidade. Caso queiram discutir algo, não se sintam acanhados! Vamos aprender juntos sobre a história do D&D ;)

4 comentários:

  1. Muito interessante Beltrame.

    Fiquei curioso sobre o primeiro suplemento. Uma coisa que seria legal (que não lembro de ter visto em nenhum lugar) seria uma linha do tempo do D&D.

    ResponderExcluir
  2. You probably know that some of the original TSR people who are still around say the PALACE OF THE VAMPIRE QUEEN was the first published scenario: as a stand-alone this is true; but I do think TEMPLE OF THE FROG was likely the first, I agree with that opinion. I can just now recall looking at it in the same bookshop I got the D&D basic set from way back in 1981. I really liked the introduction of the "new" classes, which I used with basic before getting AD&D (I always liked basic best, though). I sometimes think many people involved in working for TSR early days never even mention Dave Arneson, and I've always wondered why that is.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, i have the same opinion about Temple of the Frog :D

      About Arneson, i dont know for sure, but every fight have 2 sides, right? I believe that since Gygax was the "main" guy in TSR, Arneson was not that well remembered. I think this is bad :(

      Excluir