quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Explicando alguns nomes famosos no D&D

Já tem muito tempo que parei o meu projeto pessoal de coletar informações/curiosidades sobre o D&D, mas isso não quer dizer que abandonei por completo a ideia!

Vou colar alguns dos textos aqui, para compartilhar com vocês ao menos parte do que já fiz. Hoje, nomes curiosos e suas explicações:

Erelhei-Cinlu:
-Esta cidade drow, localizada no Underdark de Oerth (na Vault of the Drow), tem em seu nome uma homenagem aos filhos de Gary Gygax: Ernest, Elise, Heidi, Cindy e Luke.

Lord Gygax:
-Gygax era fã de Jack Vance, e vários elementos do D&D foram inspirados nas obras do autor. A relação entre ambos era muito boa, e trocavam cartas e telefonemas.  Gygax conseguiu autorização de Vance para adaptar para o D&D um item mágico chamado “Ioun Stones”, direto dos contos do autor. Por sua vez, Jack Vance homenageia Gygax com “Lord Gygax”, personagem citado no livro Trullion: Alastor 2262, publicado em 1973, um ano anos da publicação do Dungeons & Dragons. Gygax esperava poder divulgar sempre que possivel o trabalho de Vance, como uma forma de agradecimento e respeito. Michael Moorcock agradeceu Gygax em uma DragonCon por “dobrar suas vendas”,e  Gary esperava poder fazer o mesmo por Vance.

Mordenkainen:
-Gygax gostava da mitologia Finlandesa, em especial da epopeia nacional “Kalevala”. O personagem principal era um mago com um nome semelhante, chamado “Väinämöinen”. Alguns personagens de Tolkien também tiveram Väinämöinen  como fonte de inspiração (como Gandalf e Tom Bombadil)

Vecna:
-Seu nome é um anagrama para “Vance” (Jack Vance, um dos autores favoritos de Gary Gygax)

10 comentários:

  1. Parabéns Beltrame, só agora li este artigo, gostei muito. Sobre Vance já sabia.

    ResponderExcluir
  2. Salve!

    Legal a retomada destas postagens a respeito dos mitos de d&d. Por acaso não existem explicações igualmente curiosas acerca dos nomes de alguns cenários clássicos como Greyhawk, Mystara e Ravenloft?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa brenno, seria muito legal saber mesmo :D mas a maioria são apenas decisões "sim pq sim", tipo, testado para ver se tem impacto e tal, mas ate onde sei nao tem grandes historias por tras. Mystara tem um lance meio engraçado, mas na minha opiniao, duvidoso: http://modulosrpg.blogspot.com.br/2009/09/um-pouco-sobre-mystara.html

      Excluir
  3. Salve!

    Legal a retomada destas postagens a respeito dos mitos de d&d. Por acaso não existem explicações igualmente curiosas acerca dos nomes de alguns cenários clássicos como Greyhawk, Mystara e Ravenloft?

    ResponderExcluir
  4. Mordenkainen é o nome de um personagem biblico, o tio da rainha Éster. As vezes traduzido como Mardoqueu ou Mordecai.

    ResponderExcluir
  5. Achei que Mordenkainen era o nome do PJ de um dos caras que jogavam originalmente com o Gygax, que nem a (o?) Tenser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Mordenkainen era do p´roprio Gygax. ele usava quando era jogador na mesa do Robert Kuntz (o "Lord Robilar")

      Excluir
  6. You always figure out all these little things most people miss. Imagine naming some hell-hole city like Erelhei-Cinlu after your kids! I mean, geeze...
    You mentioned Finnish...'Mordenkainen' is a very Finnish-sounding name (although it isn't in the Kalevala, as you already mention). Many modern surnames in Finnish end with '-nen', which means 'little'; and '-ainen' too.

    ResponderExcluir