terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O "mapa de pano" de Dark Sun

Dark Sun com certeza é um dos "mundos da TSR" mais queridos e únicos já feito. Não é a toa que teve 3 versões do cenário de campanha (dois para a 2ed e um para a 4ed), além de jogos de computador, romances e mesmo miniaturas.

Mas o intuito desta postagem não é falar do cenário em si, mas de algo curioso que aprendi graças aos amigos do grupo "AD&D Brasil", do Facebook.

Sabemos que o DS da 2ed teve duas caixas básicas: uma que tratava da época em que Borys, o Dragon King, ainda governava Tyr, e outra pós esse domínio. Isso falando apenas do "fluff", pois as regras sobre psionicismo seriam reavaliadas. Alias, devo dizer que qualquer pessoa que deseje usar Psiônicos em campanha deveria usar as regras da segunda caixa.

Parece que na quarta (ou quinta) tentativa de introduzir os psiônicos em jogo eles finalmente acertaram: as regras ficariam mais simples e intuitivas, mesmo que combate psi sempre acaba "separando" os personagem em um momento próprio, e pode causar certos problemas para o mestre ao ter que ficar dividindo as ações (mas também, nada que um bom mestre não consiga lidar).

O lance do título é o seguinte: a segunda caixa veio com um mapa de pano, o que pra mim, era a maior sacada da caixa. A arte da primeira caixa, de Brom, é simplesmente insubstituível, e a história sobre o que se passa no mundo na primeira caixa é bem melhor do que a na segunda (que fora atualizada em função dos romances).


Contudo, aprendi no grupo que na verdade foram lançadas duas versões da segunda caixa (da 2ed: que coisa mais cabalística 2-2-2!), uma com o mapa de pano e outra com o mesmo mapa, porém de papel. Deixo aqui uma explicação dada pelo colega de grupo Rodrigo Allef Tolentino Nunes:


" Amigos, a caixa titulada “Dark Sun Campaign Setting Expanded and Revised” foi publicada pela TSR em outubro de 1995, e visava incorporar todas as mudanças que o cenário tinha sofrido desde seu lançamento na caixa tradicional de 1991. Bill Slavicsek fez este trabalho dando mais detalhes ao que Timothy B. Brown e Troy Denning haviam criado. Na versão lançada na GENCON de 1995, dois meses antes das caixas chegarem às lojas americanas, os mapas que aumentavam em oito vezes (!!!) as áreas conhecidas de Athas, foram apresentados em um conjunto de três, diferente dos dois que vinham na caixa de 1991, sendo este novo conjunto formado por dois mapas de papel e um de pano, que detalhava as áreas centrais do reino.

Este mapa de pano era a reprodução do mapa original, lançado em papel em 1991. Ele mantem a mesma diagramação da caixa original. Os outros dois mapas presentes nesta versão, já trazem a nova diagramação.

Uma importante diferença desta versão para a original de 1991 (apresentada em 1990) é a presença do livro “O Caminho do psiônico" que traz as novas regras para a classe que haviam sido apresentadas originalmente nos artigos da Dragon Magazine que seriam reunidos em texto final no “Player's Option: Skills & Powers” lançado em 1996. Estas regras foram o fomentador das grandes polemicas entre os fãs do cenário e do sistema.
Muitos colecionadores emolduraram o mapa presente na primeira tiragem da caixa revisada e revenderam suas caixas sem a presença dele o que gerou uma lenda de que havia uma “versão sem mapa de pano”. Apos a primeira tiragem, POS-GENCON, a TSR lançou em menor escala uma segunda reimpressão da caixa revisada e desta vez apresentou os mapas em papel normal como de costume. A confusão ainda piora quando alguns colecionadores adquiriram o que seria a "segunda versão" da caixa revisada com o mapa de pano (!!) dentro. As caixas revisadas em suas duas versões possuem o mesmo código de numeração: #2438."


Infelizmente, o item se tornou extremamente valorizado e é bem mais difícil de ser adquirido. Alguns vendedores ofertam apenas o mapa, em avulso.

De uma forma ou de outra, é um item muito legal, e sempre achei que tinha tudo a ver com Dark Sun.

Um comentário: