quarta-feira, 12 de março de 2014

As muitas mortes de Regdar, e a estética na 3ed.

Esta postagem surgiu de uma conversa com o pessoal da comunidade "AD&D Brasil" no Facebook. Começamos a relatar ilustrações onde o Guerreiro icônico ("icônicos" são os personagens usados como exemplo, para representar classes e raças na 3ed) Regdar - que eu sismo em chamar de Redgar- acaba se dando mal, geralmente morrendo.

Exemplos temos várias, e como não manjo de 3ed (aliás, este é um raro post a tratar sobre um D&D pós AD&D!), não saberia dizer todos. Quem souber mais, poste nos comentários que eu atualizo (aliás, quem souber o nome dos livros de onde vem a imagem, por favor ajude a identificar):


Draconomicon -pedaços da armadura e escudo de Regdar no tesouro 
The Sinister Spire
Heroes of Horror - pedaços da armadura (e talvez do próprio)

"Devil, Slime". MM3 da 4ed
Propaganda no site do Wizards of the Coast
Livro do Jogador, 4ed
Livro Cthulhu D20


Então, procurando por mais informações, encontrei um texto no fórum RPG.net muito interessante, citando uma postagem de Monte Cook, um dos cabeças por trás da 3ed.

No texto, ele comenta como a TSR tinha regras estúpidas sobre os personagens presentes na capa dos livros, e que como acreditava que a maioria dos jogadores era composta de "homens brancos", essa era a diretriz dada aos ilustradores. Não entrando no mérito de "quem joga mais RPG", o negócio é que era um preconceito sim, independente da explicação.

De saco cheio disso, Cook e a equipe por trás dos "icônicos" recebeu uma noticia de um dos departamentos da Wizards reclamou que faltava o "human male fighter", sendo que o "white" estava implícito.

O desenhista que iniciou a criação do Regdar foi Todd Lockwood, que procurou misturar várias etnias e deixar Regdar meio "indefinido" neste ponto.Apenas um tempo depois, o guerreiro se tornou o "white male fighter" que eles tentavam evitar. Por causa desta insistência da empresa em um Regdar "branco", perpetuando o esteriótipo que a equipe de criação não queria, resolveram fazer ilustrações onde o pobre guerreiro se ferrava.

Para quem tem interesse no texto original, clique aqui.


(Atualizado: origem das imagens da gosma e da medusa encontradas pelo Leo Lima!)
(Atualizado 14/03: nova imagem por Igor Sartorato e Felipe Pep)
(Atualizado 15/03: nome de uma imagem por Igor Sartorato)

13 comentários:

  1. O elmo do Heroes of Horror, salvo engano, pertence ao clérigo Jozan, que (SPOILER) é o vilão da situação agora, pois virou um vampiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei lá parece muito com o elmo do regdar mesmo até os detalhes dos riscos horizontais no centro do elmo

      Excluir
    2. Se tu reparar ao fundo nas arvores tem outras partes da armadura do regdar, e também o elmo do jozan é diferente com um relevo entalhado no centro e não com aquelas placas horizontais.

      Excluir
  2. Esse tema acabou rendendo mesmo...

    A ilustração inicial do Regdar (que esta no primeiro Lj da 3E) tem mesmo traços vagamente orientais/muçulmanos escondidos pela pintura caucasiana.

    ResponderExcluir
  3. A ilustração da medusa é da capa da aventura The Sinister Spire de Bruce R. Cordell e Ari Marmell.

    :)

    ResponderExcluir
  4. O personagem envolto na gosma preta é do "Devil, Slime" do Monster Manual 3 do D&D 4E.

    ResponderExcluir
  5. sei lá parece muito o elmo do regdar mesmo, até as linhas horizontais no cetro do elmo.

    ResponderExcluir
  6. That's interesting to hear what they had to say about the ethnic background of the character images. I wanted to comment that Jeff Dee sometimes drew people of different apparent ethnic backgrounds in 1e. Also, in an RPG, who would want to only play PCs like themselves? I'm not a female elf, but have played one. Also possible to play humans of different ethnic backgrounds, which I have also done. I think there was a considerable amount of foolishness & prejudice that must have existed out of ignorance among those early folk behind those products. Even female characters were rarely seen in 1e, which was very weird to me. And in 2e most of the female characters were absurd pinups...and by that time a woman owned TSR having bought out the pair of brothers on whom the Lawful Evil alignment was based, and then ousted Gygax. Strange stuff. But in Wisconsin, nothing is surprising.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thats true!
      I thin we can blame the "suits" at TSR back then

      Excluir
  7. O elmo na ilustração do Heroes of Horror é o do Regdar mesmo; o elmo do Jozan é completamente diferente, com uma ornamentação central mais alta, como uma crista, inclusive geralmente representada com uma cor diferente do restante do elmo.

    ResponderExcluir
  8. O morto à direita parece ser o Regdar: http://2.bp.blogspot.com/-Qqv7sSOULkY/UQIE2vPfdSI/AAAAAAAABVc/1V9iyXqaf14/s1600/Cthulhu.jpg

    ResponderExcluir
  9. Acho q ele ta morto aki, pois o grupo todo ainda ta lutando contra o CTHULHU

    http://www.wizards.com/dnd/images/CoC_55.jpg

    ResponderExcluir
  10. A imagem com o Cthulhu é do livro básico do Cthulhu D20

    ResponderExcluir