terça-feira, 15 de julho de 2014

Lawrence Schick sobre Corellon Larethian

(read the interview in english here: http://tinyurl.com/mt3pcwf)

Wow...quase dois meses sem postar!

Bom, já sabem que ando bem ocupado com os projetos e atividades do Old Dragon, mas ainda assim gosto de manter o blog porque acho que muita coisa legal foi dita. Além do mais, consegui umas informações bem legais de Lawrence Schick, autor de White Plume Mountain (um dos meus módulos favoritos) e "Loremaster" do Elder Scrolls (http://youtu.be/JOAkXVXiI6U), sobre Corellon Larethian, divindade central do panteão élfico. Confiram!



1) Qual foi sua inspiração para Corellon e Gruumsh, e a relação entre eles?

Em cada caso - e isso se aplica a todas as deidades não humanas- eu quis que os deuses humanoides fossem a epítome do que aquelas raças representam. Então foi apenas uma questão de analisar o que cada raça representava em termos do D&D, e então criar uma figura "suprema/maior" que personificava essas qualidades. Fiz com que Gruumsh tivesse apenas um olho para que fosse visualmente interessante, muito mais do que um orc grandão. O ódio entre Gruumsh e Corellon Larethian - e seus seguidores - não era mencionado no Deities & Demigods, sendo adicionado por designers/escritores seguintes. Uma boa ideia, na verdade - eu aprovo.

2) Você os criou para Deities & Demigods ou eram produto de sua campanha pessoal?

Tom Moldvay e eu tivemos a ideia de divindades não humanas em nossa campanha em Ohio, no cenário original que se tornaria o Know World, e depois Mystara. Quando estava editando o Deities & Demigods, pensei que seria uma boa oportunidade de adicionar alguns deuses para os não humanos, para mostrar que não eram apenas os humanos que tinham deuses e religião. Propus para Gary Gygax que eu deveria adicionar este capítulo sobre Deidades Não Humanas, e ele concordou. Escrevi o capítulo e inventei todas as deidades, menos Lolth e Blibdoolpoolp, que eram criações de Gary.

3) Se você tivesse que descrevê-lo fisicamente hoje, pensa que ele talvez tivesse outra "forma"? Pergunto porque as ilustrações de fantasia daquela época tinham um "feeling" dos anos 80. Você mudaria algo nele hoje?

Bem, não seria minha decisão. Corellon, Gruumsh e todos os outros mudaram em cada edição de D&D para equiparar ao tom do que quer que estivesse acontecendo com o jogo naquele momento. Acho que o D&D está em boas mãos com o time atual da WotC, e tenho certeza que a visão deles sobre estes deuses será boa.

4) Gosto da ideia de que Corellon possa ter o gênero "masculino" ou "feminino". É estranho pensar que um deus tenha um gênero,  uma vez que...bem, eles não são como os mortais! Comentários sobre isso?

Como mencionei acima, quando estava criando deidades não humanas, pensei nas características de cada raça, e no que elas acreditavam. Os Elfos sempre pareceram combinar os melhores atributos das mulheres e dos homens, então ao criar o líder de seu panteão pensei que seria apropriado que ele/ela fosse andrógeno, sem um gênero específico, mas uma combinação transcendente de ambos. Eu esperava que a ideia de misturar os gêneros fosse causar algum impacto, mas em retrospectiva possivelmente fui muito ambicioso para a época. Contudo, fico feliz que a ideia tenha ficado com o personagem, até que surgiu o dia em que ele poderia ser útil como exemplo da ideia de variedade de interpretação de gêneros.

Um comentário: