quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Gygax sobre magos de baixo nivel

Mais uma postagem perdida, resgatada:

-----------------------------
Recentemente na lista do Old Dragon o assunto “magos” veio a tona. Eles são fortes, fracos, desbalanceados, equilibrados, com armas, sem armas, etc. Como hoje Gygax faria 73 anos (parabéns, Grande Mestre!), eu estava lendo um antigo Q&A e achei algo legal que gostaria de dividir com vocês  (e também, algo que comentaram na lista).

Uma vez perguntaram para Gary Gygax o “por que magos são tão fracos no primeiro nível?”. A resposta foi precisa, ao estilo Gygax:

Magos fracos no primeiro nível? Há! Essa é uma pergunta velha, e que posso responder facilmente usando as regras do OAD&D [N.T. AD&D 1ed], a principal origem do mago em jogo. Questionador, você é um ogre, um monstro grande e forte de 4º nível [N.T. 4 dados de vida]. Eu sou um pobre mago fraquinho. Estamos a 9 metros de distância. Você se move para atacar, eu lanço a magia Sono. Você perde. Agora, eu serei qualquer outro tipo de personagem, e você continua sendo o ogre. Você ganha…a menos que meu personagem seja bem sucedido em fugir.

Magos de baixo nível geralmente são armas de um ou dois disparos, mas a “artilharia” é potente. Isto se enquadra bem com um grupo equilibrado de personagens de baixo nível, onde nenhum é verdadeiramente forte sozinho.

Podemos observar também algo que eu já disse antes: seu personagem é o que você faz dele. Eu particularmente não acho fácil começar a jogar RPG logo como “mago”. Muito disso se deve ao conceito que temos de magos poderosos, e por isso, imagino que deva ser comum pensar em mago e associar ao Merlin, Gandalf ou seja lá quem for. Mas e os magos novatos? Rincewind, por exemplo (da série Discworld), era um mago que tinha que saber se virar SEM magia. O próprio Raistlin no começo do romance de Dragonlance sabia apenas meia dúzia de magias (e vejam como ele utiliza bem o mesmo exemplo de Gary, o “Sono”).



Não é um caminho fácil, mas com certeza a recompensa é grande!

2 comentários:

  1. excelente post! Resume bem meu pensamento a respeito dos magos em jogos Old School. Na verdade sou mais fã de pj mais humanos e menos overpowers mesmo. Então quanto maior a dificuldade do jogo melhor!!!!

    Excelente blog!!

    E no tumblr vai continuar indicando excelentes imagens para nos inspirar? Espero que sim!!!

    Queria pedir a permissão para incluir este post em uma zine sobre rpg e conteudo de fantasia e ficção?

    Att! vlw!

    ResponderExcluir