terça-feira, 12 de maio de 2009

S3- Expedition to the Barrier Peaks

Expedition to the Barrier Peaks

Escrito em 1980 por Gary Gygax, o módulo "Expedition to the Barrier Peaks é o terceiro da série "S" ("Special"), contendo 2 livros: um para a aventura (32 páginas) e outro com gravuras (36 páginas)que poderiam ser mostradas aos jogadores, como feito em S1-Tomb of Horrors. Na edição 116 da revista Dungeon (2004), o módulo S3 qualificou-se como a quinta melhor aventura de d&d de todos os tempos.

História

A aventura se passa numa nave que veio do espaço e cai nas Barrier Peaks - cordilheiras cituadas no cenário de Greyhawk- e cabe aos aventureiros deterem monstros que surgiram da entrada de uma das montanhas.
A nave em questão era apenas parte de uma nave muito maior. Após os tripulantes serem infectados com uma misteriosa praga, várias seções da nave foram isoladas e ejetadas. Esta em questão, após entrar em um buraco negro, acabou aparecendo no mesmo universo onde esta Oerth, aterrisando ilesa (graças aos computadores) no Grand Duchy of Geoff. Contudo, este pouso causou um terremoto que cobriria a nave por décadas!
Um defeito no computador acabaria por libertar algumas cargas com criaturas presas em congelamento para estudos, e as que não morreram acabaram procriando e se desenvolvendo.
Novamente, um tremor acabou desenterrando uma passagem de ar da nave, e os robôs programados para liberar novas cargas (ou seja, mais monstros!) assim o fazem, obedientes a seu comando central.



Sobre a aventura:




Este módulo é interessante por vários motivos, mas vamos falar de três:
-Primeiro, ele mistura o gênero fantasia medieval com ficção científica de maneira simples e funcional.
-Segundo, a aventura foi usada para introduzir em 1976 (durante o evento Origins II) o jogo Metamorphosis Alpha*, o primeiro RPG de ficção científica lançado no mercado.
-Terceiro, após Expedition to the Barrier Peaks ter influenciado o Metamorphosis Alpha, e este ser o pré cursor do Gamma World (1978), o próprio Gamma World viria a influenciar o Expedition, após ser reformulado para o Ad&d 1ª edição em 1980. Parece até uma viagem no tempo!

(para saber mais sobre Metamorphosis Alpha, recomendo a excelente matéria no blog do Daniel Oliveira, o Old School)

Parte da graça deste módulo está no fato de que para os personagens, os itens encontrados como rifles, kits médicos ou cartões de acesso são itens misteriosos ou mágicos, e apesar do jogador até poder saber do que se trata, o mestre deve tentar descrever de uma forma não muito óbvia.

Apesar da aventura não ter grandes pretenções e tão pouco continuidade (sendo ela um módulo originalmente usado para torneios), ainda é uma "dungeon crawl", com paredes de aço e encontros variados. Não acho que seja para todos os gostos, mas vale a pena ao menos experimentar.



Em maio de 2006, o site da Wizards of the Coast lançou uma matéria com uma conversão de Expedition to the Barrier Peaks para o Future Tech (confira aqui).

EXTRAS

James Maliszewski do blog Grognardia aponta algo interessante no livro de ilustrações que acompanha o módulo:

Esta figura mostra um Ilithid como um tipo de alienígena. Não sei se é pelo fato de eu sempre ter pensado nos Ilithids como algo meio "alien Giger" , mas depois de ter lido os comentários, creio que nunca mais verei ambos da mesma forma!

2 comentários:

  1. Olá, Rafael!

    Vim agradecer sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho.

    Muito bacana o seu blog! Sempre fui um curioso por RPGs, embora só os tenha jogado em video-game.

    Seus posts são caprichados e o resultado visual ficou bem interesante.

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Adelson, pode ter certeza que o post do seu blog me ajudou muito!

    Abraço

    ResponderExcluir