terça-feira, 16 de junho de 2009

Ilusionists - David A. Trampier

Nova seção pessoal, dedicada aos ilustradores e suas obras! "Illusionist" é o cara que nos mostra algo que parece real, mas não é . Foi a melhor maneira que encontrei de nomear estes artistas que nos empolgam com suas ilustrações, contando histórias diferentes cada vez que as observamos.

Ilusionista de hoje: Dave T
rampier


"O Misterioso Desaparecimento de David A. Trampier!"

Este foi o título de um texto que encontrei num site enquanto procurava informaçõe sobre este grande artista dos tempos da TSR.

David A. Trampier, também conhecido como "Tramp" e "DAT", nasceu no ano de 1954, em Missouri.

Dizem que Dave frequentava o mesmo bar que alguns funcionários da TSR, e contra a vontade dos donos do bar, desenhava nas mesas e paredes. Um dia seu trabalho foi notado e foi então convidado a trabalhar como artista da equipe, em 1977.

Trampier tem muitos trabalhos conhecidos, mas dois dos meus favoritos são:

-Emirikol the Chaotic (1ed AD&D, Dungeon Master Guide, página 193)



Um homem fugindo a cavalo, enquanto aventureiros saem da taverna e se preparam para enfrentá-lo! Um cidadão cai pegando fogo e outros fogem de medo. Um guarda é acertado no peito por um raio mágico!

Bom, pelo menos é assim que eu vejo.
Essa é a magia das ilustrações presentes nos livros mais antigos. Você não tem bem como saber quem é "bandido" e quem é "mocinho". Alias, os próprios "mocinhos" as vezes são meio "bandidos", e vice-versa!

Emirikol nunca teve um background, mas muitos anos depois, uma aventura para 2ed chamada "A Paladin in Hell" (que por sinal, é inspirada numa outra gravura da 1ed) traz um wild mage de 24 nível chamado Emirikol, sem maiores backgrounds.
Em 2003 a Wizards of the Coast deu para os membros da RPGA um dado de 20 faces chamado "Fist of Emirikol", que em jogo seria um item mágico com poderes aleatórios, a la "deck of many things". Além do dado real, eles disponibilizaram um dado em pdf para imprimir e também uma versão virtual. (Clique aqui e confira)

-Capa do Players Handbook (1ed AD&D, Players Handbook, capa..óbvio)



As chances alguem ter visto esta estátua são boas: ela aparece na 1ed, 2ed, 3ed e até no Hackmaster!

O tão sonhado "rubi do tamanho de um punho - ou cabeça-" está ao seu alcance! Basta entrar num templo, matar alguns homens-lagarto e pronto!
Nesta figura, parece que o grupo esta decidindo o que fazer: estaria procurando outras salas ou o caminho para casa?

Na gravura da 2ed, os aventureiros entram pela janela, logo o caminho para fora parece meio óbvio. A 3ed tem duas gravuras, uma de uma briga de taverna, onde a estátua seria um tipo de fogueira, e outra um "close" de alguem roubando o olho da estátua (capa do Players Handbook II).

No Hackmaster eu ví a muito tempo, mas se a memória não me falha, está num tipo de livro dos monstros, e fala que seria uma estátua de um deus do fogo. Talvez seja um tipo de golem, não recordo ao certo.

A Otherworld Miniatures, especializada em miniaturas feitas a partir de ilustrações anteriores ao 2ed, conta também com uma representação desta misteriosa estátua.


Dave Trampier trabalhou para a TSR de 1977 até 1988. Além de ilustrações internas e capas, Tramp é responsável pelo Wormy, uma tirinha que aparecia na Dragon Magazine (da edição 9 até a 132) sobre um dragão e seus comparsas, tentando dar golpes nos outros e ficar com seus tesouros.

Mais uma vez, a TSR não soube tratar seus funcionários como deveria, e insatisfeito com a maneira que a TSR lidava com o Wormy como sua propriedade intelectual, David Trampier parou de enviar material para a revista. Apesar de alguns movimentos de fãs tentarem ajudar com a volta de Wormy e de Dave, as coisas nãod eram certo e ele simplesmente desapareceu.

Em 2004, um jornal fez uma entrevista com David Trampier, um taxista de Illinois. Sem mencionar nada sobre RPG ou arte, a matéria falava sobre a vida de um taxista norturno na cidade.

Contudo, uma foto de Dave acompanhava o artigo, e o mesmo fora reconhecido por pessoas mais chegadas, como Gary Gygax. Alguns chegaram a contatá-lo, mas Trampier disse que não tinha mais interesse nessa indústria e pediu educadamente que o esquecessem.

É uma pena, pois sua arte realmente sabe contar boas histórias!

5 comentários:

  1. Interessante a história dele... pena que deixou o ofício...

    Uma sugestão de artista que é bom pra cacete: Tony DiTerlizzi (o site dele: http://www.diterlizzi.com/)

    ResponderExcluir
  2. é..conheci o trabalho do cara no Planescape (vc nem gosta de Planescape, ne? ehehe), e ele realmente é um talento e tanto!

    Contudo, seu trabalho ficou mais conhecido com o 2ed, o que foge um pouco do tema do blog. Mas quem sabe, ne? abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria. Espero pelas próximas!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando os artigos. ESSE em especial chamou-me a atenção... acho que DAT ficou realmente chateado com o pessoal da TSR...

    ResponderExcluir
  5. Aquela estatua da capa do Players hanbbok é clássica

    ResponderExcluir