quinta-feira, 2 de julho de 2009

Read Magic!- A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 2)

Em 1974, Jim Oden, o importador dos EUA das Minifigs, deixou a Minifigs para começar a Heritage Models.
As figuras Heritage estavam um passo a frente da maioria das outras miniaturas produzidas na época e eles tiveram a boa sorte de produzir a linha do Senhor dos Anéis e a do John Carter of Mars [N. do T: John of Mars era um veterano de guerra que é trasnportado para Marte, onde enfrenta muitos perigos. Leia mais neste trecho da Wikipédia].

No fim dos anos 80 a TSR começou as negociações com a Heritage para produzir uma linha Dungeons and Dragons, contudo, as coisas não se acertaram a tempo e a TSR acabou dando a licença para a Grenadier para fazer as miniaturas oficiais de AD&D. Heritage continuou e produziu as miniaturas propostas chamando a linha de Dungeon Dwellers. A produção começou em 1979.

Dungeon Dwellers era uma linha fabulosa de miniaturas com muitas figuras parecendo exatamente como seus sketches do Monster Manual. As figuras eram artísticas, duráveis, mas com a fundição um pouco “bruta” e as vezes um pouco cômicas, mas não de maneira negativa, mas de uma maneira charmosa.


No começo dos anos 80, o Dungeon Dwellers da Heritage eram as miniaturas mais caras disponíveis. Elas ainda vendem bastante e a maioria das figuras é relativamente fácil de encontrar nos dias de hoje, apesar de algumas serem quase impossíveis de achar. Figuras comuns, humanos, orcs, etc, valem de 2.00-3.00 USD cada. Figuras maiores valem de 4.00-10.00. Gigantes podem ir de 15-20.00; dragões, hidras, wyverns, etc 25-50.00.
Demônios valem geralmente 15-25.00 exceto pelos imps pequenos que valem apenas alguns dólares. Alguns demônios são bem caros, Asmodeus pode ir de 50-80.00 se estiver em ótimas condições, e Orcus de 25-45.00 e tem ainda dois outros demônios que podem chegar a 100.00.
Lobos são os mais raros, com um ou dois sendo tão raros que ninguém sabe o valor deles pelo simples fato de que não há registro deles sendo vendidos em anos recentes e nem um único colecionador Heritage mostrou uma foto de um dos lobos pois ninguém os tem em suas coleções!

Dungeon Dwellers são relativamente fáceis de identificar pois vem estampados com um “HM”, a data de 1979-82 e um número de quatro dígitos começando com 12. O número normalmente era seguido de uma letra: A,B,C,D para diferenciar as variações de escultura do mesmo tipo de monstro. A maioria das miniaturas vinha marcada com o ano “1980”, com algumas poucas com anos anteriores e anos seguintes.

Grande parte vinha em “blisters” [N. do T: aqueles cartelas com um plástico transparente], apesar de também existirem em caixas, mas seu conteúdo era na maioria o mesmo dos blisters.



A caixa “Lair of the Dragon” era a exceção e continha um bebê dragão, pilha de tesouro, donzela e um matador de dragões que não estavam disponíveis em blisters, e também não tinha o código de 4 números, e sim um estranho código de 5 números começando com 35.

[N. do T: o trecho a seguir foi suprimido por mim, pois tratava apenas de códigos de diferentes linhas da Heritage. Caso alguém tenha interesse, não deixe de visitar o site original de onde vem este texto, o DnD Lead ]

Em 1993, a recém formada companhia Reaper Miniatures compraria os direitos da linha Dungeon Dweller e começaria a produzir a linha “Reaper Dungeon Dwellers”, cujo catálogo pode ser baixado da seção Catálogos deste site [N. do T: do site DnD Lead, claro :p]. A Reaper mudaria as bases das figuras, das ótimas bases "pavimentadas" [N. do T: é com se na base tivesse a marca de pedras de calçada] que a Heritage usava para bases mais simples como as usada na linha Dark Heaven.

                                                 (foto do catálogo, com bases mais simples)



Depois de trazer a linha Dungeon Dweller de volta a vida, a Reaper começou a linha Dark Heaven com a intenção de fazer esculturas melhores mas continuar a linha Dungeon Dwellers, com miniaturas novas porém mais simples, contudo o sucesso da linha Dark Heavens acabou dando um descanso para o Dungeon Dwellers.


Os direitos de produção, miniaturas “master” e moldes do Dungeon Dwellers da Heritage foram vendidos e por isso continuam disponíveis. Tom Dye da Games Figures Inc. tem os direitos e muitas miniaturas estão disponíveis em seu site (Asmodeus, com o nome Greater Devil, está apenas 9.95!). Colecionadores séries de miniaturas Heritage devem notar que várias das figuras de Tom Dye são as produções da Reaper sem a base "pavimentada".

Tom Dye também teve permissão de Michael Thomas da Classic Miniatures para produzir várias das miniaturas Dungeon Dwellers da Heritage para ajudar colecionadores a completar suas coleções.
Os moldes de Michael são excelentes e com um ótimo preço. Enquanto somente uma fração dos Dungeon Dwellers pode ser obtida destas duas fontes, elas são um bom lugar para começar e você pode conseguir algumas que são quase impossíveis de achar e que custariam uma fortuna no eBay, caso as achasse.

3 comentários:

  1. Ótimo texto. Cadê a terceira parte?!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Me pergunto como tu desobre essas coisas!

    ResponderExcluir
  3. bom, é só levar cano dos alunos q ficar umas 3 horas no computador :P

    ResponderExcluir