Escrito em 1871, "TtLG,aWAFT" (ok, é melhor chamar de 'Alice 2', hehehe) é a continuação de
"Alice's Adventure in Wonderland" (1865). Sua narrativa é "espelhada" no primeiro volume, com várias cituações ocorrendo de modo inverso, como o clima, ou de modo apenas diferente, como ao invés da temática de mudanças de tamanho do primeiro livro, temos a mudança de tempo no segundo.
Logo ao início do livro, Alice encontra um poema entitulado "Jabberwocky" (por sinal, esse nome foi usado para criar o 'Jabberwock', monstro que é um tipo de único de manifestação da natureza que aparece na página 66 do MC Annual Vol3. Até mesmo o poema original está lá) :
- One, two! One, two! And through and through
- The vorpal blade went snicker-snack!
- He left it dead, and with its head
- He went galumphing back.
A espada vorpal apareceu no D&D pela primeira vez no Supplement I: Greyhawk (1976) como "vorpal blade" e depois no DMG de 79 como "sword, vorpal weapon". Seu poder seria o de decapitar o inimigo com um golpe preciso , e as regras para tal foram sendo modificadas no decorrer das edições de D&D.
De maneira geral, em AD&D você tinha uma espada +3 que poderia cortar a cabeça do adversário com resultados de 17 a 20, dependendo do oponente. Contudo, o OD&D tinha regras um tanto quanto diferentes:
-Vorpal Blade (Supplement I: Greyhawk)
- +2 para acertar
- corta o pescoço do inimigo sempre que atingir em 1d20 um resultado de 18,19 ou 20, OU se o resultado for acima de 10% do necessário (2 pontos acima do necessário), ela também cortará o pescoço. EX: se você precisa de um 11 para acertar, e tirar um 13, terá uma bela cabeça para decorar seu escritório. (Agora vocês entendem porque Gygax tirou as espadas Vorpal de Erac's Cousin!)
- a espada somente funciona nas mãos de um guerreiro ordeiro (lawful), e se este guerreiro for um paladino, a espada ainda por cima da um dos poderes da Holy Sword: imunidade TOTAL num raio de 1".
É o típico caso de "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", visto que algo tão devastador só funciona plenamente nas mãos de um paladino (tanto a vorpal quando a 'sharpness' são espadas sagradas-sendo que a última pode vir a cortar além de membros, o pescoço também).
Afinal, não há nada mais sagrado do que cortar os braços e pernas de um inimigo!
-------------------------------------
(ps: obrigado ao Daniel por me corrigir no post anterior: todas as entradas de "Known World" estavam sem um "n" ao final de "Known")
Que massa!!
ResponderExcluir