domingo, 15 de novembro de 2009

A (não tão) Minúscula Cabana de Len Lakofka!

Muitos de nós aqui no Brasil conhecemos nomes como Gary Gygax, Frank Mentzer, Robert Kuntz e David Cook. Lenard "Len" Lakofka é um dos grandes nomes do D&D meio esquecidos, ao meu ver. Suas contribuições ao jogo foram bem consideráveis, tais como:

* Foi um dos primeiros jogadores de D&D, auxiliando Gary Gygax com várias sugestões na criação de regras e revisando livros como o Fiend Folio (1981).

* Autor de uma série de artigos na Dragon Magazine, além de ter sua própria seção "Leomund's Tiny Hut"

* Criou os módulos L1 (The Secret of Bone Hill), L2 (The Assassin's Knot) e L3 (Deep Dwarven Delve- este último na verdade pouco tem a ver com a versão original...mas falaremos disto em outra ocasião), todos cituados nas "Lendore Isles" -conhecidas antes como Spindrift Isles-, parte de seu cenário de campanha.

E não podemos esquecer que ele é o jogador responsável por "Leomund", o mago clérigo 1/8 elfo e 7/8 humano responsável por diversas magias como "Leomund's Tiny Hut", "Leomund's Secret Chest" e outras.

A história de Leomund é muito interessante, envolvendo a fundação de um grupo de magos estudantes de magias do fogo, sua participação em organizações secretas, e um encontro com um misterioso mago conhecido como "Doctor", que dizia que sua magia era chamada "ciência", usava um cachecol e tinha uma grande caixa mágica de teleporte, levando-o a lugares e tempos diferentes! (alguém descobriu quem é esse "mago"? ^__^ )

Em algumas edições antigas da Dragon Magazine podemos ver o respeito que Gygax tinha por Lenard Lakofka. Lendo o "Oerth Journal #10" ("Leomund's Life", página78), podemos ver a criatividade e talento de Lakofka em ação, onde ele dá uma "entrevista" encarnando o papel de Leomund, contando sua vida misturando termos fora do jogo (como níveis e alinhamentos) com relatos divertidos da vida de Leomund. Esta mistura foi proposital para o Oerth Journal, como uma maneira de colocar um pouco de "Len" no "Leomund".

Os módulos da série "L" são muito bons, em especial o L2- The Assassin's Knot, onde os jogadores devem resolver um misterioso caso de assassinato em uma vila, e quanto mais tempo demorarem a resolver o mistério, mais problemas ocorrem na vila! Isso sem contar que é uma das poucas aventuras onde não existe uma dungeon ou algo semelhante para ser explorada.

Procurem o Oerth Journal #10 (aliás, leiam todos que puderem, pois além de gratuitos, são excelente fonte de inspiração e pesquisa!), os artigos nas Dragon Magazine e a série L, e prestigiem este grande nome e sua pequena cabana!

2 comentários:

  1. Fiquei super interessado no L2 - The Assassin's Knot! É o tipo de aventura que eu realmente gosto!

    ResponderExcluir
  2. apesar de ser continuação de L1, vale a pena por si só!

    ResponderExcluir