domingo, 13 de dezembro de 2009

O Tharizdun de Gygax

O que seria de Greyhawk sem seus grandes mistérios? Tovag Baragu, as ruínas do Castelo Greyhawk, o desaparecimento (ou não) do Príncipe Thrommel...

Apesar dos muitos mistérios, um dos que mais me chamava a atenção era sobre a ligação do deus Tharizdun, o Elder Elemental Eye (EEE) e o Elder Elemental God (EEG). Afinal, eles são a mesma entidade ou não? A resposta hoje é um pouco variável, pois depende da linha de pensamento que você deseja seguir, seja Gary Gygax ou Wizards of The Coast. Várias pessoas "meteram a colher" na criação destas entidades, de forma que hoje temos mais de uma resposta para este mistério.

Acontece que como o jogo já passou por muitas mudanças, os fãs são divididos (dentre outros fatores) pelas edições do jogo.
Se fossemos pegar o "status" atual desta confusão, o Ghwiki (que tenta adotar sempre a versão de quem tem a licença atual do produto) explica: o EEE, também conhecido como EEG, é um "aspecto" (termo mais contemporâneo no jogo para "avatar") de Tharizdun.

Simples, viram?

Pois é, mas o buraco é mais embaixo.


Tharizdun é um deus "esquecido", apesar de ser "lembrado" em várias aventuras. O que na minha opinião deveria ser algo a la Lovecraft acabou caindo no comum, como kryptonita nas histórias do super-homem ou a presença de highlanders no seriado para a tv de mesmo nome.

Robert Kuntz, um dos jogadores mais antigos do grupo de Gygax (e responsável por uma porrada de coisas importantes para o jogo) havia criado o deus maligno Tharzdu'un para suas campanhas, e logo o conceito fora desenvolvido no que conhecemos hoje melhor como Tharizdun. (Rob Kuntz tem ideias muito interessantes sobre seu "Dark God/Thardzu'un" e o Tarrasque. Confiram aqui)

Sua primeira aparição oficial foi no módulo "WG4- Forgotten Temple of Tharizdun", aparecendo depois em vários outros suplementos.



Originalmente, Gygax não pretendia que Tharizdun e o EEG fossem a mesma entidade. Anos depois, Monte Cook iria propor justamente o contrário em Return to the Temple of Elemental Evil. Aliás, quando um produto passa de uma mão para outra, geralmente acaba em divergências.

Por exemplo, em T1- The Village of Hommlet, Gygax descreve um símbolo chamado "Eye of Fire" (Olho de Fogo), e deveria ser uma espécie de "pirâmide invertida", um tipo de "Y". O desenhista da capa da versão de 79 acabou desenhando um "olho de Sauron", levando o nome do símbolo ao pé da letra.



Este símbolo era um tipo de pista para o que seguiria: a participação do EEG no T1-4-Temple of Elemental Evil (ToEE). Quando o projeto passou pra Frank Mentzer, as idéias de Gygax não foram passadas para Mentzer, e este acabou por adotar a linha de pensamento usada no livro, de que o Eye of Fire não tinha ligação com o EEG, sendo apenas um disfarce de Zuggtmoy, a Rainha dos Fungos, para atrair mais seguidores (já que existe um apelo maior em servir um Mal Elemental do que a Rainha dos Cogumelos, hehehe).

Segundo Gygax, Tharizdun é um deus primordial, uma força ancestral de destruição, e em WG4 ele é apresentado como "algo" (sem revelar o que é esse "algo") sombrio e misterioso. Até então, não existe uma ligação direta entre Tharizdun e o EEE ou EEG.

Gary Gygax conta no Oerth Journal #12, quando comentando sobre a "Rain of Colorless Fire" (uma magia ancestral capaz de destruir impérios), que o nome do Elder Elemental God seria Vilp-akf ’cho Rentaq, e que o mesmo era uma entidade alienígena. O "elemental" no caso não se refere aos elementos "água", "fogo", etc, mas sim algo primordial, algo puro (puramente evil). Por este lado, já podemos ver que não era a intenção de Gary ligar o EEG com o EEE, visto que no ToEE existem até mesmo "sub-facções" divididas pelos elementos da natureza (o Elder Elemental Eye era um disfarce de Zuggtmoy, como mencionado anteriormente).

Monte Cook, ao escrever o Return to the Temple of Elemental Evil, resolveu pegar elementos do WG4 e do T1-4 e de certa forma "recontar" a história toda, fazendo novas ligações e tramas, mesmo que para isso ignorasse certas questões já apresentadas anteriormente.


Temos então uma versão de Gygax, de Kuntz (o Dark God), de Cook e com certeza teremos outras, visto o revival que o material de Greyhawk está recebendo com a 4ed (apesar da Wizards falar que material é "genérico", e não de Greyhawk).

Uma coisa é certa nisso tudo: Tharizdun consegue ser um mistério até hoje, dentro e fora do jogo.

2 comentários:

  1. Rafa, se vc puder complementar a introdução ou me passar alguma fonte de uns detalhes, eu queria colocar esse texto no RPGArautos. Mande-me e-mail, por favor, que te explico o que quero dizer!

    ResponderExcluir