segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ioun Stones- As Pedras Ioun

Este é um item mágico que conheci no ad&d 2ed, e confesso que nunca me atraiu. O poder destas pedras mágicas varia de acordo com a pedra, indo de um bônus no AC ao ajuste de algum atributo, mas mesmo assim a imagem de uma pedrinha orbitando em volta da cabeça sempre foi algo esquisito para mim.


Afinal, de onde veio esse item?

De acordo com a Dragon Magazine 174, o nome e a idéia para as pedras veio (mais uma vez) de Jack Vance e seu trabalho coletivamente conhecido como Dying Earth (em particular "Rhialto the Marvelous").


(imagem do artigo da Dragon Magazine)

Estas pedras viriam de dentro de estrelas, e depois de um complicado processo natural, são colhidas por uma raça parecida com demônios azuis chamados "archveults", que arriscam suas vidas para obtê-las.
Na história de Jack Vance, as pedra Ioun são raras, caras e extremamente combiçadas por arquimagos.

A "versão D&D" era algo meio inexplicável, ou simplesmente presumia-se que um mago poderoso fez e hoje estão "por ai".

Por isso, a matéria de Matthew P. Hargenrader é muito feliz. Ele não se contenta com esta explicação simplista, e inspirado nas "causas naturais" de Vance, faz um artigo muito interessante, tendo como fonte não apenas a Dying Earth mas também o Manual of Planes, de Jeff Grubb (1987).



Além de uma nova explicação, Hargenrader aborda 30 novas pedra Ioun, diferenciadas por cor e formato.

Como já comentado, as pedras tem poderes variados, e o "ponto fraco" é que precisam estar sempre próximas do usuário, voando em volta de suas cabeças. A primeira versão do AD&D permitia que se usasse quantas pedras você tivesse, então o acúmulo de poder poderia ser bem significativo. Jogadores das antigas como Robert Kuntz e até mesmo o próprio Gary Gygax já comentaram que esta era uma maneira que seus personagens usavam para dar um "boost" no seu potencial.


Apesar de não gostar da imagem de pedrinhas flutuando em volta da minha testa, admito que a variedade de poderes e a possibilidade de aventuras por trás destes itens é bem atrativa e interessante!

3 comentários:

  1. Ótima matéria. Lembro que na época, achava que aquela arte do Ad&d mostrava um mago levitando as pedras. Só na 3a edição, descobri o que eram as "ioun stones". Daí fiz a conexão com a antiga ilustração e vi se tratava de um item mágico das antigas e não uma novidade da 3a edição.

    ResponderExcluir
  2. Já que o post foi ressuscitado, vamos comentar.

    Eu achava que em Forgotten Realms as pedras tinham sido criadas pelo arquimago Ioulaum, mas parece que houve um tal de Congenio Ioun que foi o criador.

    http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Ioun_stone

    Particularmente, fico dividido entre itens mágicos terem histórias de origem diferentes em cada cenário de campanha e terem uma origem comum, em um só cenário e acabaram se espalhando por outros.

    A segunda opção me parece mais interessante, algo como: "Vocês acham que os magos desse mundo são muito poderosos? E se vocês soubessem que seu conhecimento veio de outros planos? E que essas pedras que vocês colocam na cabeça na verdade foi retirada de estrelas de outro plano por demônios azuis?"

    ResponderExcluir
  3. Na 5e, o jogo tornou oficial a estória de os itens mágicos terem sido criados há muito tempo por um mago poderoso "e hoje estão por aí", não só no caso das ioun stones.

    "The game assumes that the secrets of creating the most powerful items arose ce n turies ago and were then gradually lost as a result of wars, cataclysms, and mishaps. Even uncommon items can't be easi ly created. Thus, many magic items are well-preserved antiquities."

    Especificamente as ioun stones têm razão de ser um pouco diferente das edições antigas (eu acho):

    "An Ioun stone is named after Ioun, a god of knowledge and prophecy revered on some worlds."

    Sobre não ter como criar itens, essa opção me surpreendeu bastante, mas eu até prefiro assim. Personagem-jogador tem que jogar, não tem que fazer itens, eu sempre pensei assim. Tá, se o jogador vir com uma estória lá de desvendar a pedra filosofal ou sei lá o quê, de repente dá pra levar a aventura pra esse lado, mas sem uma boa desculpa, deixa os mistérios dos itens mágicos pros antigos e só esteja grato por existirem e funcionarem.

    ResponderExcluir