Timothy Brown, um dos criadores do cenário Dark Sun faz aniversário hoje.
Devo dizer que a campanha que joguei de Dark Sun (na distante época da minha adolescência) foi uma das mais memoráveis que tive.
Anos depois, após assistir o excelentíssimo seriado do Spartacus: Blood and Sand, resolvi que iria mestrar Dark Sun para o grupo. Qual não foi minha surpresa em descobrir que existiam MUITOS erros na forma como jogamos, desde a criação dos personagens até mesmo a história do mundo. Na época, nem nos preocupávamos em ler todo o livro com a história dos mundos: o negócio era jogar!
Assim foi com Dragonlance, Birthright, Planescape etc...
Mesmo assim, como eu já disse, foi divertido pra caramba, o que me faz pensar que no fim, quem faz o mundo ser bom ou não é o mestre. Não basta ter um ótimo material escrito (claro que ajuda), é preciso tornar o jogo divertido, e nesse aspecto não ouve erro algum na época.
E vocês, o que consideram uma sessão divertida de RPG?
Concordo contigo quando diz que não ouve erro. O cenário no final é o que fazemos dele. Um bom cenário serve como uma eterna fonte de inspiração. Na verdade já vi muito mais campanhas ruins quando o DM tenta seguir fielmente o livro do que o outro jeito.
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