terça-feira, 23 de agosto de 2011

Saberdoria de Gygax: Anãs com barba

Existe uma discussão (não muito série) entra a comunidade RPGística sobre anãs terem barba ou não. Independente do que Tolkien ou Pratchett já mencionaram sobre isso, queria falar hoje sobre o fato de Gary Gygax ter feito tal afirmação.

Muito do que li sobre Gygax fala como ele gostaria que as pessoas usassem o D&D não como algo definitivo, mas até mesmo como um "conjunto de sugestões". Todas as regras poderiam ser alteradas (e "regras da casa" eram incentivadas ao máximo"), e cada um tinha no fim, o "seu " D&D.

Acredito que como wargamer, Gygax sabia que muitas coisas são circunstanciais, e que as regras devem ser ao mesmo tempo sólidas (no sentido de "bem feitas") e flexíveis (no sentido de "adaptáveis).

Dito isso, a afirmação de Gygax sobre anãs terem barba era na verdade uma provocação. Não seria a primeira vez que ele diria algo absurdo apenas para que as pessoas entendesse que ele não queria ser uma autoridade, a palavra final, mas sim "um DM como qualquer outro". É claro que toda a experiência de Gygax em jogos e sua dedicação ao hobbvy são grandes diferenciais, mas mesmo assim, ele queria ser visto como "um colega" ao invés de "o dono da bola". Isso pode ser observado em comentários de outros ilustres Mestres da época, como Tim Kask e Rob Kuntz.

Por fim, creio que este tipo de pensamento é muito legal e verdadeiramente old school. O jogo é uma excelente ferramenta, mas sem um bom artesão, não serve para muito.



Um comentário:

  1. interressante
    eu nunca tive problemas em aceitar a existencia de anãs com barba,pra min ate faz sentido porque...bem não faz muito sentido,mas enfim,e como Gary disse, cada um pode inventar o que quiser em cima das regras do D&D.

    ResponderExcluir