terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pazuzu, o senhor dos demônios do ar

Na terceira semana, o fosso havia secado completamente. Os animais foram caindo, um a um, e nem mesmo os homens mais fortes conseguiam sustentar o próprio peso. Não ouço mais nada, nem o choro dos infantes ou o lamento dos moribundos.

Pela janela, o cata-vento enegrecido gira de forma débil, quase como um dente-de-leão soprado com carinho por amantes recentes. O vento que o movia, contudo, era opressor, quente e doentio. Assim, eu sabia que o fim estava próximo, como o fim de uma longa e dolorosa expiração.




Pazuzu (doenças, pragas, discórdia)
 
Pazuzu é o senhor dos demônios do ar, causador de doenças, miséria e discórdia onde quer que seu hálito maléfico alcance.


Manifestações de seu poder:

Este poderoso demônio controla diversas pragas, podendo invocar gafanhotos o suficiente para devorarem uma plantação em minutos.  Seu hálito pode secar riachos, queimar grãos e disseminar discórdia e pestes entre os homens.
Muitas vezes, fazendeiros supersticiosos usam lenços no rosto, abençoados por clérigos, e não menos comum é encontrar cata-ventos brancos em moradias e campos. Acredita-se que estes têm o poder de detectar o vento da desgraça se aproximando, e que suas pás apresentariam furos como se tivessem sido queimados, caso a ameaça fosse detectada.
Por fim, sua cauda de escorpião pode contaminar águas, causando àqueles que a beberem desde fortes cólicas até mesmo uma dolorosa morte.


Representação:

Pazuzu tem o corpo de um homem mal nutrido, mesmo sendo tão forte quanto qualquer demônio de sua espécie. Suas mãos e pés são como garras de corvo, e sua cabeça, de um chacal. Sua aparência bizarra ainda inclui uma cauda negra de escorpião, cujo ferrão espirra veneno à quilômetros de distância.
Ironicamente, Pazuzu tem um par de longas asas de pássaro, porém, retalhadas e quebradas. Algumas lendas dizem que ele mesmo as quebrou, para nunca deixar de ter maus pensamentos enquanto voa.

Seu símbolo é um par de asas quebradas.


Seguidores:

Existem dois tipos de seguidores: os que acreditam que o poder deste demônio irá ajudá-los a atingir fins egoístas e malignos, e aqueles que buscam evitar suas desgraças. De qualquer forma, todos os seguidores temem sua presença e sua ira.

Em desertos e outros terrenos áridos, é comum ver oferendas e templos dedicados a Pazuzu, aplacando tempestades de areia e outras manifestações que possam surgir como reflexo do temperamento deste implacável demônio.


----------------------------------
Bom pessoal, este cara simpático é o Pazuzu, que conta com uma versão para D&D desde o tempo de Gygax. Pedi ao grande Diego Madia para ilustrar este demônio de acordo com minha versão (clique na imagem para ampliar!), e não tenho palavras para descrever como o desenho combina com o que havia criado em minha mente. Chego até a ficar com medo de mim mesmo! Valeu Diego, mais um excelentíssimo trabalho de um dos ilustradores do Old Dragon!

2 comentários: