quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Filho do amigo do vizinho do primo do padeiro...

O artista Jeff Easley está com uma proposta bem interessante: se ele atingir um certo número de inscritos em seu grupo no Facebook (250), ele fará um "remake" de sua primeira ilustração interna para a TSR: a vampira Drelzna, do módulo "S4-The Lost Caverns of Tsojcanth".

Bom, isso me levou a pesquisar um pouco mais sobre a personagem, e então, acabei lendo sobre sua mãe, a feiticeira Iggwilv.

Criada por Gygax, a história dessa maga já passou pelo "efeito comics", onde vários autores metem a mão e acabam fazendo algo cheio de remendos .
Não sei o que Gygax pretendia para Iggwilv, mas o resultado até agora é algo que, apesar de ter uma história interessante, me desagrada num ponto: tentar vincular um personagem a vários outros.

Resumindo a história, temos:
-Iggwilv é filha adotiva da Baba Yaga
-Mãe de Iuz (com o demônio Graz'zt)
-Pupila de Zagig (usando o falso nome "Tasha")
-Aprendiz de Fraz-Urb'luu (forçando ele)
-Aliada e amante de Graz'zt (detesto esse "rebaixamento": de arcana poderosa, para "amante")
-De alguma forma, ela está ligada a diversas aventuras a partir da 3ed.

Não tenho nada contra relações entre personagens, só não gosto do exagero. Uma das coisas legais de Greyhawk é a quantidade de personagens facinantes que podem ser usados como inúmeros ganchos de aventuras, sendo eles bons ou maus (ou as duas coisas!).

Vejo isso começando com a 2ed, mas se intensificando na 3ed: os autores escolhem o "vilão da vez" (Tharizdun, Graz'zt, Iggwilv, etc) e fazem trocentas materias e aventuras, torcendo até tirar a última gota deles.

Prefiro meu Greyhawk mais aberto, como Gygax deixou. Cheio de intrigas e poderes conflitantes, numa verdadeira panela de pressão que pode explodir para qualquer direção.

Um comentário:

  1. Tio Beltra, mais um excelente post!

    Me deu a ideia de te sugerir escrever mais Iuz, será que rola?

    Abs

    ResponderExcluir