quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

D&D: passado, presente e futuro

Pessoal, já faz algum tempo que vem circulando um artigo do site The Escapist sobre o futuro do D&D. O que eu não sabia é que existem mais dois artigos, um sobre o presente e um sobre o passado.

Cada um desses 3 artigos está dividido em 3 páginas. Recomendo fortemente que leiam tudo.

O primeiro (Passado), fala sobre a compra da TSR pela Wizards (e da Wizards pela Hasbro), e como era preciso "vencer" a 1ª e 2ª ed, "arrebanhando" seus jogadores. Acredita-se que um grande problema com a 2ed foi a quantidade e jogadores dos sistemas mais antigos que não se "converteram" ao jogo novo. Fala também da criação da OGL, e como isso foi um dos fatores de sucesso para o 3ed.
Por fim, o artigo termina no ponto onde mostra a necessidade que a Wizards viu em fazer uma 4ed.

O segundo (Presente) fala do desejo da Hasbro em aumentar as vendas de um produto que já estourava no mercado (eles queriam que D&D vendesse como Magic - 100 milhões ao ano), e como a popularidade crescente de jogos de tabuleiro (ou melhor o "renascimento") e dos MMOs influenciaram nas escolhas que levaram à 4ed. Além disso, fala como essas escolhas assombram até hoje o D&D, que teve sua 4ed muito criticada por ter mudado drasticamente a mecanica do jogo.
Por fim, fala do nascimento da OSR e de seu fortalecimento em função do desgosto com a nova edição do D&D.

O terceiro e último (Futuro) artigo trás muitos comentários interessantes de pessoas do ramo e ligadas propriamente ao D&D. Acredita-se que a primeira queda do D&D ocorreu com a 2ed, onde a historia e os cenários eram mais importantes. As histórias eram mais lineares e os jogadores não tinham muito o que fazer. O lado oposto a isso, a 3ed, deu muito ênfase a  "dar aos jogadores o que fazer", então o ênfase era o jogador. O fim disso, a 4ed, é o que Mike Mearls chama então de "segunda queda do RPG": o foco é no poder dos personagens, e o Mestre vira apenas um juiz de regras.
Terminando, o artigo fala das medidas da Wizards para melhorar o quadro da 4ed, que acredita-se não ser negativo ainda, motivo para não vermos uma 5ed tão cedo.

Bom, os três artigos são grandes mas valem a pena ler. Alias, vale a pena imprimir e guardar, pois acredito ser uma ótima fonte de pesquisa e estudo da história do D&D.

2 comentários:

  1. Eu li os três artigos e achei muito esclarecedores mesmo. O pessoal da RedeRPG também postou um comentário crítico sobre eles que vale a pena ler também...

    >Alias, vale a pena imprimir e guardar, pois acredito ser uma ótima fonte de pesquisa e estudo da história do D&D.

    Eu aposto que você imprimiu!! hehehe =D

    ResponderExcluir