terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Parabéns Tolkien!

Se Tolkien estivesse vivo, ele faria hoje 120 anos, o que provavelmente o colocaria como um elfo ou meio elfo, pelo menos.



Todos sabemos que o D&D tem certas influências vindas das obras do Professor, e que na realidade, não são tantas quanto alguns imaginam.Maiores inspirações para criar o "feeling" do jogo foram Howard, Lovecraft, Leiber, Vance etc.

Gygax se baseou em fontes semelhantes à Tolkien, mas já disse certa vez que alguns elementos (como o nome "hobbit", usado no D&D antes de "halfling") foram propositalmente retirados da singularidade do mundo de Senhor dos Anéis pela simples razão de atrair fãs dessa saga para o jogo. Gygax diz, por exemplo, que a palavra "ent" era utilizada para "gigante", mas a visão de Tolkien de um "gigante árvore" foi algo inédito, e muito bem elaborado (tanto é que foi incorporado no D&D).

De uma forma ou de outra, JRR Tolkien contribuiu muito para o RPG, mesmo que nem tão diretamente para o D&D.

Brindemos, então, ao grande Professor!


(e agradeço ao Neme por lembrar da data!)

2 comentários:

  1. Um brinde ao inigualável Mestre Tolkien =D...

    Acho que uma grande contribuição do Mestre foi a forma perfeccionista de como ele descrevia a Terra-Média e as sociedades que nela existiam...

    Diferente de outros grandes como Robert e. Howard e C.S. Lewis, que se preocupavam mais com o "conto" em si, Tolkien parece que tinha uma necessidade maior de detalhar o seu mundo, descrever os costumes e esboçar mapas das regiões... Quase como uma ambientação mesmo...

    ResponderExcluir