terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A dungeon de T1 e a dungeon do DMG

Hoje encontrei um blog legal, chamado "Unfrozen Caveman Dice-Chucker", e uma matéria em especial me chamou a atennção.

Após muito estudo e pesquisa, Timrod (dono do blog) faz uma comparação entre a dungeon que vem como exemplo no Livro do Mestre da 1ed AD&D e a "casa fosso" (Moathouse) do módulo T1- The Village of Hommlet. Ambos foram publicados no mesmo ano, em 1979, e sugestões mostram que ambos mapas vieram da mesma fonte, do mesmo rascunho.

As comparações são muito interessantes, como a descrição semelhante dos arredores, o design (ambas têm uma aprte facilmente acessível por maneiras óbvias e áreas secretas), os ocupantes (na dungeon "óbvia", ocupantes oportunistas, e na dungeon "secreta", ocupantes com uma razão específica de estarem ali) e muitas outras semelhanças.

Um ponto importante é essa comparação entre mapas:
 Em T1, é descrito que existem 12 zumbis ali, e que estão acomodados em pares nas salas. Obesrvem como o desenho da direita, da dungeons do DMG, acomoda muito mais facilmente os 12 zumbis? Em T1, eles estão nas salas e alguns atrás de pilares, e no DMG, caberiam direitinho no corredor.

Enfim, é um texto muito interessante de ler, e que revela muito do que Gygax pensava sobre a construção de dungeons. Com certeza, a lógica por trás disso tudo é fora de série.

(leia a matéria completa aqui)

Um comentário: