quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sobre a Judges Guild

Talvez vocês já tenham ouvido falar da Judges Guild, talvez não. O fato é que a JG teve um importância relevante na história do D&D, com um grande número de contribuições (cenários, suplementos e aventuras).

Bob Bledsaw

Criado em 1975 por Bob Bledsaw e Bill Owen, a JG recebeu rapidamente (1976) autorização da TSR para colocar em seus produtos os dizeres "Aprovado para uso com o Dungeons & Dragons", após entrar em contato com Dave Arneson e mostrar seu material.

O sucesso foi grande, pois a marca era muito prolífica, chegando a ter mais de 250 títulos, 42 funcionários e uma renda de 2 milhões por ano. Até onde pude averiguar, seus livros eram curtos (por volta de 50 páginas ou menos) e a diagramação medíocre. Os livros são lembrados por alguns fãs como "hit and miss", no sentido de que alguns eram bons/excelentes, e outros muito ruins.

acho que já vi esse cara antes, numa galáxia muito distante...

alguns livros eram mais "genéricos"
 Os anos 80 também marcaram a profissionalização da indústria do RPG, com livros contendo ilustrações coloridas feitas por profissionais, digitação e diagramação profissional, entre outros fatores, e a lenta incorporação destes quesitos pesou muito nas vendas de seus produtos.

A própria "evolução" do gênero (e não digo no sentido de "melhora", e sim de mudança), apresentando histórias com tramas mais mirabolantes, com mundos interligando cidades e locais como um grande "todo", e aventuras "fora da masmorra",também foram fatores que causaram o desinteresse do público pelos materiais "antigos" da JG.

er...nome estranho para uma aventura  >__<


Em 82, ela perdeu a licença de usar o nome D&D, e em 85 ela saiu do negócio. Contudo, alguns de seus produtos mais famosos, como Caverns of Thracia, Dark Tower e City State of Invincible Lord, tiveram a licença comprada por várias editoras, como a Goodman Games, Mayfair Games e Necromancer Games.

Não só de D&D viveu a JG: de acordo com a Wikipedia, eles tinham produtos licenciados para Advanced Dungeons & Dragons, Traveller, Chivalry & Sorcery, DragonQuest, Empire of the Petal Throne, Tunnels and Trolls, RuneQuest, Superhero 2044 and Villains and Vigilantes.


Me parece que os sites deles estão desatualizados (ou talvez, eu não tenha encontrado os sites corretos), mas vale a pena dar uma lida e pesquisada. Muitos suplementos da JG são bacanas e valem a pena dar uma investida.

http://www.judgesguild.com/
Imagens dos livros : http://www.diffworlds.com/

Um comentário:

  1. Hahaha, bati o olho no carinha do "In Search of Kalendor's Gold" e pensei "WTF? Luke?".

    Pois é a Judges Guild tinha umas coisas muito boas e outras muito ruins. Mas os muito bons marcaram mais, eu acho.

    ResponderExcluir