quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sabedorias de Frank Mentzer -Thac0 e Lordes Elementais

Direto do fórum Dragonsfoot:

Friedrich disse:
Existem alguns "puristas" que olham para 'Thac0' como um termo da 2ed e querem proteger a santidade da 1ed.
ExTSR [nick de Frank Mentzer no DF]
Então eles não conhecem sua história do D&D. Coloquei Thac0 nos módulos R1-4 (1982-82) e peguei o termo dos jogadores locais em Lake Geneva. Isso vai desde o início da 1ed e talvez até mesmo antes.
YoungNard disse:
O módulo The Temple of Elemental Evil que você escreveu com Gary Gygax, tinha nódulos elementais no final. O módulo The Egg of the Phoenix apresentava os Lords of Elemental Evil. Me parece que elementais malignos são um tema comum? Vocês encaram os elementais como inerentemente selvagens e malignos ou apenas acharam que eles eram inimigos legais e estou tentando achar coisas onde não tem?
ExTSR disse:
A oportunidade de trabalhar na obra de arte de Gary, seguindo o inicio de minha carreira ligando os lordes da maldade elemental, reforçam minha linha de pensamento sobre este assunto. Os planos elementais, companheiros próximos do (e as raízes do) plano Primário [N.T: pra quem não lembra, o Primário é o plano onde normalmente ocorrem as aventuras; são os "mundos" onde jogamos], são áreas pouco usadas com um enorme potencial. Tendo uma pesada e contínua influência no Primário, estas áreas deveriam ser campos de batalha para aqueles que iriam corromper o equilíbrio natural de todos os elementos, o aspecto preciso que criou de maneira singular as características do Primário, em uma forma desbalanceada transmitindo beneficios especificos para os usurpadores. Fiquei feliz em ver os Elemental Princes of Evil no Fiend Folio, meramemte por seus nomes e conceitos. Eles precisavam de melhoas [N.T: "upgrades"] massivas, é claro, para serem uma ameaça real (e quande descreitos no BECMI, eles se tornaram "Hierarch-level Powers" de importante nota).
Elementais de modo geral, contudo, eu imagino como tão variáveis como as formas de vida no Primário, compostos de seus elementos específicos. Existe muito trabalho de design para ser feito reimaginando os tratamentos do passado primitivo de tais criaturas e locais.

Tudo é feito de seu elemento relevante, ou uma mistura de dois ou mais? Como a miríade de conexões funciona, estes lugares onde os elementos desenbocam no Primário? E sobre os moradores...é seguro afirmar que existem muitas raças além das descritas. Como eles se alimentam, viajam, sonham, conquistam? E já que sua casa é um plano de existência inteiro, que poderia ser de um tamanho infinto e multiplas dimensões...não haveria espaço para uma infinidade de seres, experiencias e variações?

Não apenas "comida para o pensamento"...mais como um buffet interminável. Talvez falemos disso em produtos futuros da Eldritch. Ou talvez não. Vamos ver.

Um comentário:

  1. Salve Rafael!

    Excelente artigo... Felizmente a linha de Planescape traz bastante informação sobre os planos elementais e para-elementais.

    ResponderExcluir