quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

B3- Palace of the Silver Princess

(postagem resgatada do blog antigo)


Palace of the Silver Princess (ou PotSP para pouparmos tempo) é um módulo de D&D escrito por Jean Wells em 1980, publicado em 1981.
Sendo o terceiro módulo da série básica (por isso o código “B3”), PotSP é um tipo de “one shot”, não fazendo ligação obrigatória com nenhum outro módulo da série.
 
A história é a seguinte: mineradores do reino encontraram um fabuloso rubi e deram para sua Princesa como um presente. Muito feliz com o presente, ela convocou o reino todo para uma festa para mostrar o que havia ganhado.


O negócio é que nesta festa, um misterioso homem aparece voando num dragão, e simultaneamente, um tipo de maldição ocorre sobre as terras: uma explosão destrói parte do castelo, as plantações morrem e o povo é atacado por monstros. Um dos guardiões do reino aparece em sonho para os heróis, pedindo ajuda para salvar os reinos. Mesmo que “salvar o dia” não seja bem o negócio dos aventureiros, a idéia de um rubi gigantesco pode fazê-los mudar de idéia em relação a uma visita ao reino.
A trama é um pouco mais complexa, mas não quero estragar a surpresa. Os arredores são descritos brevemente, como montanhas, cidades e vilas.
Contudo, este módulo deve sua fama não à parte escrita, mas aos desenhos.



A primeira impressão desse módulo apresentava ilustrações de “gosto duvidoso”, sendo então rapidamente recolhida tão logo chegou às prateleiras. Dizem que o prazo de entrega do livro estava esgotado, e por isso, foi enviado meio às pressas, sem muita revisão.

 Devido a estes problemas com as ilustrações e parte do conteúdo escrito, os livros foram recolhidos e destruídos. É obvio que alguém viu brilhando em sua frente um grande sinal de “OPORTUNIDADE” e (pelo que dizem), uma caixa com várias cópias “sumiu” do depósito.


Primeira impressão

Sendo verdade ou não, além das ilustrações, alguns textos eram do tipo “preencha você mesmo”, e que depois foram devidamente preenchidos na segunda impressão.
De maneira geral, a segunda impressão (agora com capa verde) passou por um processo de edição que a tornou mais “jogável”. Frank Mentzer fez um comentário de que a autora pediu para Gary que apenas uma revisão de ortografia e pequenos erros fossem corrigidos, e como resultado, várias partes ficaram sem sentido, ou eram mal escritas. Além disso, Erol Otus (ilustrador) deus umas “viajadas” em alguns desenhos (não necessariamente com teor erótico, mas inapropriadas para o livro).


Segunda impressão

Independente do que tenha sido alterado, o resultado final é satisfatório, e gosto da maneira “aberta” da escrita. Existe uma liberdade para criar em cima do que fora escrito, dando um toque pessoal do DM.
Recomendo ao menos ler o módulo, visto que a Wizards dispõe gratuitamente o pdf da primeira impressão. [edit 6/12/12: pra variar, a Wizards não disponibiliza mais]

(e se ficaram curiosos quanto às figuras, confiram algumas no Acaeum)

Um comentário:

  1. Bá eu tenho aqui a da capa laranja em pdf e nem sabia, li teu post e dei um procurar no note e plim... achei.
    Pena que não sei quase nada de ingles como te disse anteriormente hehehehehehehehehe

    ResponderExcluir