quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sabedorias de Mike Mornard (parte 3) - Aumento dos PVs

Vamos dar uma olhadinha em algumas pérolas de sabedoria de Mike Mornard. Realmente, muito do que ele diz reflete o que penso sobre "como gosto de jogar RPG".

----------------------

"Sobre Pontos de Vida:

Por que o salto nos pontos de vida (história longa, me acompanhe):

Antigamente, antes do D&D (chamavamos de "Greyhawk"), existia um jogo simples e divertido, chamado Chainmail.Logo após eu ter entrado no grupo (1971) existiam batalhas medievais com miniaturas em Minneapolis. Com suas próprias palavras, Dave Arneson disse que não gostva de miniaturas medievais, então ele colocou Godzilla como um dragão.

Então, todo mundo disse "Ei, vamos fazer regras para dragões". E já que Tolkien estava desfrutando sua primeira popularidade em massa no mercado, todo mundo pensou "Ei, vamos fazer orcs e goblins e elfos e Ents e Balrogs e, e, e..."

Bom, mesmo que estes jogos tenham sido publicados [N.T: acho que ele quis dizer aspectos do jogo -os goblins, elfos, etc], por favor lembrem-se de que a atitude que prevalecia era que isto eram nossas "house rules". Sim, foram eventualmente publicadas e vendidas, mas a atitude de usar idéias de Tolkien, Moorcock, etc era basicamente a noção de fazer "regras caseiras para nos deixar jogar com coisas legais".

Enfim...

A turma pensou "Ei, de forma alguma Conan ou Aragorn ou Elric ou Lancelot ou (etc) é apenas um cara normal no campo de batalha".
Então -lembrem-se, ainda estamos falando das regras de miniaturas do Chainmail- o conceito surgiu da miniatura do "Hero". Em combate, um Hero lutava como quatro homens; jogava quatro vezes para acertar, e aquela figura tinha que sofrer quatro "mortes" contra ela em um único turno para ser efetivamente "morta". Tinha também um personagem entitulado como "Super Hero", que valia oito homens em combate.

Lembrem-se, o sistema de combate original do D&D era derivado do Chainmail.
Tenho certeza que já viram onde isso vai levar.
Quando começamos a jogar Greyhawk e Blackmoor, o pensamento era "como um Hero se torna um Hero?". Bem, obviamente, você começa como um único homem, então eventualmente vale dois homens, então três...

E este, Pequeno Gafanhoto, é o motivo dos pontos de vida aumentarem drasticamente no D&D." 
 

3 comentários:

  1. Otimo post Beltrame
    D&D teve uma origem bem orgânica, esses resgates monstram isso. O que mais gostei é quandp diz que eles pegavam tudo que gostavam e colocavam bo jogo(como Gigax falava da inclusão de Tolkien). É um habito que nunca morreu, de verdade.

    ResponderExcluir
  2. E isso explica também os níveis. Um guerreiro de 5o nível é equivalente a 5 guerreiros de 1o na teoria, né?

    ResponderExcluir
  3. Bem esclarecedora essa postagem! E já deu até ideias.

    O trecho 'aquela figura tinha que sofrer quatro "mortes" contra ela em um único turno para ser efetivamente "morta" ' poderia gerar uma abordagem alternativa bacana pros pontos de vida em D&D-likes.

    Ao invés de pontos de vida que decrescem com o passar da batalha, um valor estipulado de dano que o personagem precisa sofrer num ataque pra de fato ser afetado por ele. Mais ou menos como explicam os PVs no Next, onde a partir da metade dos PVs totais o personagem começa a realmente se ferir, e um golpe que leva a 0 ou menos foi o que realmente derrubou o personagem.

    Isso permitiria que acertos críticos (ou sortudos apenas) pudessem derrubar um inimigo sem a necessidade de abaixar seus PVs, como às vezes vemos em obras de fantasia.

    ResponderExcluir