quarta-feira, 12 de junho de 2013

Easter eggs, cópias e curiosidades

Já postei sobre alguns "easter eggs" antes, sobre o "empréstimo" de ilustrações (de um lado ou do outro) e curiosidades sobre o jogo (esse tem vários exemplos no blog, mas deixo um aqui).

Vamos dar uma olhadinha em mais algumas dessas pérolas:

----------------------------
A Chuva de Meteoros de Jim Ward (postagem perdida do Módulos RPG, originalmente publicada em 22/02/11)

Na descrição da magia “Meteor Swarm” (DMG AD&D1ed), temos uma curiosidade interessante, cuja explicação estava no fórum do Dragonsfoot:

“Meteor Swarm: A blast of four Fire Balls (Jim!). thrown in whatever pattern the caster desires, each of 10-60 points of damage–or eight Fire Balls (Jim!) of one-half normal diameter and 5-30 points damage may likewise be thrown. Range: 24″ .

James (Jim) Ward responde:

“Existe uma história bacana por trás disto. Sim, se refere a mim. Nos bons e velhos tempos quando o AD&D esta na fase de teste, eu não tinha um nível alto o suficiente para ter um Meteor Swarm, mas eu poderia ter através de um pergaminho. Na ocasião eu precisava de algo mais volumoso do que fogo para dar conta do inimigo. Não estava claro o que a magia fazia e eu mantive (enquanto não estivesse escrito em algum lugar) que  a magia criava uma imensa massa de pedras voadoras.  Rob Kuntz era o juiz e discordou, mas teve que conceder por que não havia sido escrito ainda. Quando as regras saíram, repentinamente minha interpretação era “legalmente” errada, e o uma vez poderoso Meteor Swarm tornou-se menos útil. Esta é a vida no duro mundo do AD&D e D&D ;)
Jim Ward”

Podemos ver aqui a figura do “referee” (o juiz), sempre muito forte nos wargames. Eu queria poder ser um fantasma que viaja no tempo e espionar o jogo “in the making”.

A parte do fantasma até que seria fácil :P
-----------------------------------




Paul Stormberg conta que essa figura era um índio do Forte Apache, convertido por Gygax para seu jogo de Chainmail entre o fim dos anos 60 e começo dos 70. Quando Dave Sutherland perguntou à Gary como ele queria que os ogros parecessem, Gary mostrou um modelo exatamente como este. Leiam o livro dos monstros e vejam que os ogros têm peles numa cor amarelo "morto", a mesma cor usada nestes bonecos de plástico.



--------------------
Cópias!


 
 Cópia do Drizzt de Brom (postura)



Cópia do Drizzt de Brom (praticamente tudo!)















Lobisomem do RPG Werewolf






Esse eu não sei, mas sei que é de Forgotten Realms. Leitores, me ajudem a identificar!Capa da novela "Waterdeep"
Valeu Igor Lins!



The Reign of Istar



























-----------------------------------------------------
Atualizando (15/06/13)

Bruce Heard, uma das maiores autoridades de Mystara (e autor de vários livros para este mundo), encontrou uma "autora" que não apenas copiou o mapa, mas os nomes de vários locais conhecidos do cenário:






Não bastasse, a mesma "autora" usa duas imagens conhecidas (uma de Jeff Easley e outra de Clyde Caldwell, propriedades da Wizards of the Coast e da White Wolf).

Tracy Hickman, autor de Dragonlance, escreveu algo muito interessante sobre o assunto "plágio": http://scribesforge.com/lyceum/100/2013/06/fanfiction/


8 comentários:

  1. Muito legal Rafael!

    Demorou para você lançar aquele PDF com todas as curiosidades e easter eggs do D&D e da TSR!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, cópias na cara dura! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Esse de Forgotten Realms é Waterdeep: The Avatar Trilogy http://ca.pbsstatic.com/l/90/7590/9780880387590.jpg

    Me lembrei por conta da Midnight (Avatar de Mystra) na capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Igor! Juro q procurei por "Midnight", justamente por uma carta de Spellfire q tenho, eehehehe

      Excluir
  4. Essa de Forgotten Realms é Waterdeep: Avatar Trilogy, me lembrei por conta da Midnight (Avatar de Mystra) na capa.

    http://ca.pbsstatic.com/l/90/7590/9780880387590.jpg

    ResponderExcluir