sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Entrevista com Jason Thompson, autor dos mapas mais divertidos da Wizards

  • Olá pessoal, hoje queria dividir com vocês uma entrevista que fiz com Jason Bradley Thompson, o ilustrador dos fantásticos "mapa-aventura" de módulos clássicos que estão sendo publicados no site da Wizards of the Coast.
    Vamos lá:



    1- Você poderia falar um pouco sobre você, seus trabalhos e projetos?Sou multiclasse artista/escritor que vive em Seattle. Nasci em São Francisco e trabalhei lá por muitos anos como editor de mangás traduzidos para a VIZ. Sempre desenhei quadrinhos e joguei RPGs em meu tempo livre. Eventualmente deixei meu trabalho na editora, escrevi um livro sobre mangá ("Manga: The Complete Guide"), e desde então tenho trabalhado principalmente como artista.
    2- Assim como outros jogadores, estou amando os mapas de D&D que você está fazendo! Poderia nos contar um pouco sobre o "making of"? Quanto tempo demora para fazer um mapa destes?
    Cada mapa leva entre 1-2 semanas. Os primeiros, "Tomb of Horrors" e "White Plume Mountain", foram possivelmente os mais simples, mas "The Lost Caverns of Tshojcanth" foi o que mais demorou por causa do número de salas. No começo eu não ia mostrar o nível inferior da dungeon completo, mas eventualmente fiquei obcecado e tive que desenhar tudo (apesar de que os Ropers e algumas outras coisas ficaram tapadas pelo texto no final).
    Os mapas são inspirados em quadrinhos de jornais antigos aqui dos EUA ("Family Circus") que eram feitos em um formato de "mapa" para as crianças acompanharem o caminho. Além disso, é divertido transformar os mapas planos do D&D em mapas isométricos 3D. Uso uma combinação de desenhos à mão e digital. No início, fiz a perspectiva à mão desenhando uma grade 3D e imprimindo um mapa em uma grade feita a mão. Em alguns dos mapas mais recentes, contudo, tenho convertido o mapa plano em um cartão 3D, mudado a perspectiva no Photoshop, e então traçado por cima com caneta e lápis. E depois, assim que estiver desenhado, escaneio e faço a coloração digitalmente.
    3- Algumas das ações dos personagens nos mapas são apenas para "dar um sabor". Elas são baseadas em experiências suas como DM/jogador?
    Algumas das "histórias" nos mapas são inspiradas no comportamento comum de jogadores que tenho observado, mas na maioria não são inspirados por jogos em específico que eu tenha participado. Por exemplo, eu joguei Isle of Dread e Tomb of Horrors, mas nunca cheguei a jogar Ravenloft ou sequer o li antes de desenhar o mapa. Os personagens são todos criações minhas. Essencialmente, desenhar estes mapas é como indiretamente jogar como DM *e* como jogador. Sou meio old school em espírito, então gosto de dar enfase no lado absurdo, violento e estranho das aventuras... Gosto quando os RPGs são desafiadores, então é excitante pra mim quando os jogadores mal conseguem ganhar (ou quando é um TPK). 4- Você tem muitas outras coisas legais, como as histórias do "Dream Cycle" de Lovecraft e o "King of RPGs". Poderia nos falar um pouco sobre eles?
    "H.P. Lovecraft's The Dream-Quest of Unknown Kadath" foi o primeiro quadrinho completo que desenhei. Sempre fui um fã de Lovecraft; Call of Cthulhu foi meu segundo RPG depois que comprei Dungeons & Dragons. Consegui o dinheiro para o graphic novel no Kickstarter. "King of RPGs" era um projeto no estilo mangá escrito por mim e desenhado por um amigo, Victor Hao. A história é uma aventura de humor negro sobre a busca de um homem para se tornar o Maior Dungeon Master da Terra; terminamos dois volumes que foram publicados pela Random House. Trabalhei também em uma variedade de outros projetos, incluindo algumas histórias curtas e antologias. Você pode encontrá-las aqui: http://store.mockman.com/
     5- Algumas pessoas acham que "esta arte é old school", ou "isso é muito moderno para meu gosto", e até "isso é muito mangá". Qual sua posição sobre este assunto? Você acha que algum estilo em particular se identifica com algum gênero específico de rpg, história, etc, ou o artista consegue transmitir o "espírito" do texto em suas ilustrações, não importando o estilo?
    Para os mapas de D&D, não tentei adotar nenhum estilo em específico; este é meu estilo natural. Nem sempre faço humanos como figuras de palito ("mock men" -- foi daí que tirei o nome para o meu site), mas parecia apropriado. Nos dias de hoje o D&D é uma coisa nostálgica para pessoas da minha idade (39), mas também existem muitos rpgístas de gerações mais novas e histórias inspiradas pelo D&D... como as séries em quadrinhos "Cartozia Tales" e "Elfworld", ou o programa de TV "Hora de Aventura", cujo criador é um jogador. Estes trabalhos inspirados em D&D da nova geração, pelo menos os que eu mencionei, tendem a dar ênfase nas tolices do gênero, mas em seu âmago existe um forte senso de 'aventura'. Então eu não acho que seja ruim ser um pouco tolo ou caprichoso contanto que se mantenha o sentimento de aventura...além disso, a Wizards me deixou usar bastante sangue e morte, então neste sentido é um D&D mais autêntico do que, vamos dizer, o desenho Caverna do Dragão dos anos 80. Pelo menos, o sangue e morte são a maneira como *eu* gosto de jogar D&D! De qualquer forma, eu amo essas aventuras antigas de AD&D e de Greyhawk OD&D e é uma honra poder ilustrar alguns destes clássicos.
    6- Poderia dar alguma dica sobre desenhar, fazer quadrinhos e afins?
    Trabalho em casa, e bebo muito café. Uso uma mistura de analógico (caneta e tinta) e digital (canetas Wacon/Cintiq). Também tenho um pequeno dachshund que sempre tenta pular no meu colo e me faz parar com os desenhos.
    7- Algum último comentário? Sobre meus projetos recentes: estou trabalhando em um card game sobre desenhar, chamado "Mangaka: The Fast & Furious Game of Drawing Comics". É tipo uma combinação de Pictionary e Magic the Gathering, e comeceri o Kickstarter na primavera de 2014. Além disso, estou fazendo um quadrinho chamado "The Stiff" que é uma história de horror psicológico no www.mockman.com .Atualmente estou repostando as páginas antigas que foram postadas em um site que agora já não existe mais, mas eventualmente terminarei a história completa.


    Obrigado pela entrevista, é sempre um prazer falar sobre arte e D&D!
    Jason

    -King of RPGs: http://www.kingofrpgs.com/
    -Confira o primeiro mapa feito e siga com os outros: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/toon/TombHorrors

6 comentários:

  1. You always get great interviews, Rafael. I love this guy's "Dream-Quest of Unknown Kadath"! I never knew it was the same artist who did these maps. Did you ever see the "Cthulhu for Beginning Readers" (done by another artist in the style of Dr. Seuss)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Many thanks! No, i didnt, but will check right now, thanks for the tip!

      Excluir
  2. Salve!

    Tenho apreciado bastante o trabalho do Jason Thompson na Wizards e espero que continue trazendo mapas das antigas edições.

    Save!

    I quite enjoyed the work of Jason Thompson in Wizards and hope to keep bringing maps of the old editions.

    ResponderExcluir
  3. Save!

    I quite enjoyed the work of Jason Thompson in Wizards and hope to keep bringing maps of the old editions.

    Salve!

    Tenho apreciado bastante o trabalho do Jason Thompson na Wizards e espero que continue trazendo mapas das antigas edições.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Beltra!
    Adoraríamos ver algum mapa desses em português viu, inclusive, será que ele pensa em fazer aventuras originais assim?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom beltra!
    Adoraria ver alguns desses mapas em português, e também gostaria de ver aventuras originais nesse formato!

    ResponderExcluir