quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Read Magic! A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 7)

Em 1999 a Wizards of the Coast (WotC)começou a produzir sua própria linha de miniaturas e é óbvio que todo o esforço foi feito para produzir uma excelente linha de miniaturas da perspectiva de jogo e artística. A WotC trabalhou com muitas das melhores esculturas da época para produzir uma incrível linha de miniaturas, apesar de não terem sido a linha mais popular já feita. Os detalhes das miniaturas eram perfeitos, sem muitos detalhes desnecessários que se tornassem um fardo para o pintor, mas o suficiente para fazer dela um modelo bonito e interessante.

O melhor das miniaturas da WotC é que elas quase sempre pareciam melhor pintadas do que alguém poderia imaginar ao começar a pintá-las. Isto torna o ato de pintá-las muito agradável, pois nada é melhor do que pintar uma mini e pensar "puxa, esta aqui ficou muito melhor do que pensei que ficaria!".

      (Hennet, sorcerer)

Mesmo com estes méritos, a linha da WotC tinha alguns problemas sérios: aquelas feitas para bases plásticas não encaixavam direito na base e muitos modelos tinham muitas peças para montar, mesmo as figuras pequenas que outros fabricantes já haviam feito com apenas um molde.
Isto combinado com a WotC lançando as regras para a 3ª edição de D&D e rumores que miniaturas de plástico eram uma possibilidade futura, serviram para reduzir a popularidade da linha e com isso a linha da WotC não recebeu a atenção que merecia dos colecionadores, o que faz com que estas minis tenham um preço mais baixo em relação à outras séries mais procuradas e fora de catálogo. [N.T: eu particularmente agradeço pelas minis de plástico. São fáceis de guardar, fáceis de achar e na sua maioria com preços acessíveis para quem procura apenas minis para RPG. Claro, mesmo com repaint, nota-se que a qualidade de uma miniatura de plástico é inferior a uma de chumbo lançada nos dias de hoje, mas é um preço a se pagar pela facilidade de ter uma miniatura pintada a um preço baixo]

A WotC produziu três linhas de miniaturas. A primeira foi a linha "TSR Silver Anniversary" em 1999. As miniaturas eram excelentes, tinha bases de metal e não tinham montagem desnecessária de peças. Estas são de longe as miniaturas mais populares da Wotc [N.T: de chumbo, claro] com preços variando de 7-30 dólares. Na época três caixas foram lançadas, uma magnífica caixa "black dragon" e duas de Diablo.

(box Diablo II, Box Monsters e Slayer que vem no box do Diablo II)

Seguindo a linha de aniversário, as miniaturas para a 3ed foram produzidas em 2000 e 2001. Esta linha tinha várias ótimas miniaturas, apesar de sofrerem dos defeitos de base e montagem já comentados acima. Várias caixas forma lançadas. O valor não alcança as do Silver Anniversary, mas podem varia de 5-20 (blister) e 20-40 (box/caixa). As últimas caixas fazem parte da linha Chainmail, e estão detalhadas em outra página.[N.T: ou seja, são o assunto da próxima postagem ;)]

É uma pena que a WotC não tenha continuado com sua linha de miniaturas de metal pois eram miniaturas maravilhas e que prometiam sucesso. Enquanto miniaturas pré-pintadas de plástico são ótimas para jogadores que querem apenas para RPG e não para pintar, seria legal se a WotC continuasse com as de metal para o resto de nós.

      (dragão do box "black dragon")

Algumas miniaturas foram relançadas em plástico e de vez em quando isso ocorre de novo. A linha de minis de plástico da WotC tem algumas figuras ótimas e muitas figuras necessárias para jogar a última edição de D&D, mas se a WotC pudesse apenas lançar elas em metal e colocá-las em blisters...realmente não acho que fazer isso iria atrapalhar seus negócios de plástico, mas eles possivelmente perceberiam que não valeria o tempo deles.
Pelo menos um pintor pode pegar uma miniatura pré-pintada, colocar uma moeda na base (ou melhor, fixá-la propriamente) para que seja derrubada e pintá-la, que é o que muitas pessoas estão fazendo...


[N.T: as fotos deste post são do site "Minibase"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário