sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Campanha, Aventurando-se em Greyhawk e Mudança de Rumo

Não sei se é de conhecimento de alguem, mas recentemente meu grupo (eu + um jogador = vários personagens) terminou o módulo The Keep on the Boderlands.
O resultado foi bom, considerando que um henchman morreu, todos os hirelings morreram, e um pc converteu-se para o Caos (após roubar itens profanos) e virou um npc, abandonando o grupo.

Seguimos agora, após alguma aventuras, no sétimo nível (na verdade, eu dei os níveis. Em nosso ritmo de jogo, prefiro dar nível após uma "campanha" do que ir somando XP. Mas isso, apenas para esse caso em particular), na cidade de Greyhawk.

Utilizando as aventuras prontas que vem na caixa, o grupo estava investigando o misterioso sumiço de funcionários nas docas. Em apenas algumas aventuras (lembrando que nossas aventuras duram de uma hora a uma hora e meia, uma vez por semana), o grupo conseguiu um mapa do esgoto logo abaixo das docas, subornando um funcionário da Guilda dos Tratadores dos Esgotos.

O engraçado foi o seguinte: o grupo se dividiu para tentar consegui um mapa. Parte foi para o Departamento de Mapas e o resto para a Guilda dos Tratadores. Na hora de descrever a atendente do Dep de Mapas, sem querer comentei que ela mencionara que estava em vias de ser promovido. Isso fez com que, no meu julgamento, ela não colocasse em risco sua promoção ajudando o grupo. Resultado: eles conseguiram o mapa pela Guilda.

É fascinante como às vezes, como Mestre, uma palavrinha pode mudar o rumo das coisas. Saber se adaptar é importante, com certeza!

Bom, hoje eles entraram no esgoto, e lutaram contra "Scrags" (trolls de água doce), sem saber que de fato, eram trolls. A surpresa de "ah...acho que são trolls" foi impagável, logo após que a cabeça da criatura decaptada mordeu o clérigo do grupo. O jogador comentou "e eu que pensava em levar a cabeça como prova de que haviam monstros no esgoto!", e foi muito engraçado.

Eles ainda estão enfrentando as criaturas, e em breve, relato como foi o desfecho de "A Far Cry From the Swamp".

Lição tirada nas aventuras deste arco, até agora: dando mais "vida" aos npcs, podemos nos surpreender como o rumo das coisas pode mudar. O mestre tem que estar sempre "ligado" no jogo, pois a qualquer momento ele pode "sem querer" alterar o rumo de algo planejado na aventura.

(ps: aqui vai o video resenha que fiz da caixa "City of Greyhawk", para o blog Vorpal.)

Um comentário:

  1. Salve Rafael!

    Com certeza as palavras tem poder, sobretudo quando ditas pelo mestre,rs. É sempre bom não esquecer tambem de manter atenção nas expressões (sobretudo sorrisos, frustração e ansiedade) que o mestre usa na interação com os jogadores no roleplay para não fornecer sem querer dicas.

    ResponderExcluir