segunda-feira, 19 de maio de 2014

Novas aventuras para o D&D Next

Nem vou postar aqui as novas capas do D&D 5ed (ou melhor, o D&D Next). Com certeza todos já viram a essa altura, então queria apenas deixar um parecer sobre as aventuras oficiais "Hoard of the Dragon Queen" e "The Rise of Tiamat".

O lance destas aventuras é que fazem parte do mega evento "Tyranny of Dragons", que engloba material digital para MMO, livros de RPG e miniaturas. E todas elas serão criadas por outras empresas. A Wizkids, já famosa pelas minis da família "Clix" e a Kobold Press (material de Pathfinder, 13th Age e D&D 4ed) são duas empresas muito competentes no que fazem (a do jogo digital eu não conheço, até por não jogar esse tipo de RPG), e creio que pelo menos no que diz respeito a qualidade, estaremos satisfeitos,.

Uma curiosidade é notar na página da Wizards que os autores desta duas aventuras são o "Wizards RPG Team", razão desconhecida por mim. Nomes como Wolfgang Baur (trabalhos em Planescape, Birthright e Al-Qadim) e Steve Winter (materiais diversos da TSR, como o Marvel Super Heroes, Gangbusters e Top Secret) são nomes grandes na história do D&D e na história do RPG, e não vejo o porque de não colocar seus nomes nos créditos, na apresentação do site.

Mike Mearls, um dos chefões do D&D na Wizards, diz que as aventuras foram criadas como se fossem "episódios", o que facilitaria para os DMs fazerem todo o lance de "from zero to hero" (começar fraquinho até se tornar um herói lendário), existe um grande nível de flexibilidade e liberdade para acomodar as aventuras nas campanhas dos Mestres.

Vamos esperar para ver. Tenho a impressão de que as aventuras do Next serão mais interessantes do que o Next em si, apesar de não gostar dessa coisa meio "Michael Bay" que o uso dos dragões no D&D se tornou.

4 comentários:

  1. Salve!

    Ainda não li nada produzido sobre estas duas aventuras, mas posso falar das que se passam em FR, do evento Sundering: Salvo a mais recente, envolvendo os magos de Thay, o restante me pareceu de excelente qualidade, boas tramas, regras bem adaptadas para jogadores da 3E e 4E, escudos de mestre e descrições atualizadas das regiões (a ocorrida em Baldurs Gate comenta ate sobre alguns npcs dos jogos).

    Diria que estas aventuras do Sundering valem ser lidas e inclusive adaptadas ao sistema e cenário que mais convier a mestre e jogadores.

    ResponderExcluir
  2. As aventuras do The Sundering são muito boas. Tenho a que se passa em Baldur's Gate e outra do Icewind Dale e, tanto conteúdo quanto a apresentação visual delas é muito boa. Na de Baldur's Gate, o escudo do mestre, como o Brenno comentou, é um baita mapa da cidade, algo que você utilizar por muito tempo, além de poder utilizar o sistema que quiser. Dá tranquilamente pra jogar Old Dragon com aquelas aventuras, até AD&D se quiser!

    ResponderExcluir
  3. As aventuras do The Sundering são muito boas. Tenho a que se passa em Baldur's Gate e outra do Icewind Dale e, tanto conteúdo quanto a apresentação visual delas é muito boa. Na de Baldur's Gate, o escudo do mestre, como o Brenno comentou, é um baita mapa da cidade, algo que você utilizar por muito tempo, além de poder utilizar o sistema que quiser. Dá tranquilamente pra jogar Old Dragon com aquelas aventuras, até AD&D se quiser!

    ResponderExcluir
  4. No começo também estava mais animado com as historias e Plots de Forgotten Realms, mas fui me animando a medida que foram divulgando as fichas das classes !

    ResponderExcluir