sexta-feira, 31 de julho de 2015

Começa a campanha pela Marmoreal Tomb!

Pois é galera, praticamente um ano sem escrever!
Mas quem me acompanha no Facebook sabe que estou vivo, e postando curiosidades e afins de nossos amados jogos.

O que me trouxe hoje aqui foi compartilhar com vocês esse produto que promete ser fantástico! Com vocês, The Marmoreal Tomb Campaign.



The Marmoreal Tomb Campaign Starter é uma aventura do tipo “sandbox” (as melhores, na minha opinião) criada por Ernie Gygax (um dos filhos de Gary Gygax, e criador do primeiro mago da história do D&D- Tenser) e Benoist Poire, jogador das antigas que contribuiu para Astonishing Swordsmen & Sorcerers of Hyperborea e, recentemente, material junto à Ernie (em especial, mapas fantásticos!). Não deixem de conferir a GP Adventures, editora old school criada por ambos. 

Do que se trata:
A “Marmoreal Tomb” (Tumba Marmórea) é um módulo auto contido que se encaixa com a campanha da “Hobby Shop Dungeon” (leia mais aqui  e aqui ), e tem a intenção de apresentar o estilo “gygaxiano” de dungeon, usando regras compatíveis com AD&D 1ed (que hoje em dia, chamam de “regras para a primeira edição/first edition rules”), por causa dos direitos do nome e tal. Alias, existem metas para fazer adaptação para Pathfinder e para a 5ed.

Bom, a aventura em si é sobre uma masmorra no subterrâneo de um castelo, clãs de anões e gigantes de pedra. Os construtores do castelo e da dungeon abaixo deste ganharam de sem empregador, o mago Nester De Guyx, um lugar para morar, em cavernas profundas em uma montanha. Apesar de serem advertidos para não cavarem muito fundo, sabemos muito bem sobre famosa ganância anã por ouro, não?

Desta forma, os anões encontram uma tumba selada, pertencente a um gigante de pedra. A profanação da tumba em busca de tesouros foi inevitável, e logo, tremores sobrenaturais invocaram de longas distâncias outros gigantes.
Um campeão entre as criaturas liderou um ataque junto a seus irmãos, praticamente destruindo o forte dos construtores, reclamando para si os artefatos encontrados pelos anões.
  

Os poucos que sobreviveram fugiram para as dungeons que haviam construído, abaixo do castelo encomendado por Nester. Os gigantes acabam se cansando, e abandonando o antigo lar dos anões novamente.
Desta forma, uma variedade de criaturas acabaria por entrar na tumba e tornar o local seu lar. Caberia a uma nova geração de aventureiros, anos depois, explorar o local.
Forças ocultas e muito mais perigosas, derivadas da própria essência do caos, permeiam salões ainda a serem descobertos.

Os objetivos do produto
1- Um jogo Gygaxiano:
Toda a experiência de Ernie ajudando seu pai, e escrevendo seu próprio material, está presente neste módulo.

2-Um cenário não linear:
Esta é a magia do “sandbox”, um tipo mais livre de cenário. O jogo é bem modular e não linear, buscando o que os primeiros módulos da TSR ofereciam ao jogo.

 3- Visual “orgânico”:
Produtos bem organizados, profissionais, mas que também passem a sensação de que foram criados por jogadores para jogadores. Isso se reflete na qualidade gráfica que, profissional, emula certos aspectos saudosos do jogo, como mapas feitos em papel quadriculado e arte nostálgica, como se desenhada a lápis. Tudo buscando uma visão mais “orgânica” do produto.



Além da Tumba, teremos dois pacotes de expansão: o Wilderness, descrevendo os arredores, com chaves para aventura, perigos, npcs e até mesmo uma vila inteira para os jogadores interagirem. Alias, essa vila tem um aspecto meio “Hommlet”, abrigando o grupo após vários incursões em territórios inóspitos.

O Underworld é outro pacote de expansão, trazendo mais perigos das profundezas, interligando ou não o tema principal do módulo. Ela traz um tom mais “sombrio” ao jogo, com espectros  que voltam a vida por influência de algo maligno.

O Player’s Guide to the Marmoreal Tomb é um livro bem bacana, pensando (obviamente) nos jogadores, explicando um pouco melhor os arredores, rumores que os personagens podem ter escutado, e ambientação geral do cenário. Além de uma ficha de personagem bem velha guarda, ehehe.

The Prizmatic Maze of Orum Heb é um produto bacaníssimo, um tipo de dungeon que você gira discos conforme os personagens avançam. Pode ser usado separado, como uma dungeon por si só, ou como parte do conjunto todo do módulo.

Os adicionais incluem miniaturas de papel, música para tocar enquanto joga, e livros de apoio.



Bom, já viram que tem coisa legal pra caramba nesse produto, né?
Quanto ao medo do frete alto, coisa comum para nós brasileiros, não se tem noção ainda do valor, mas ele será cobrado bem depois do produto terminar o prazo no KS. Isso dá um tempo para se preparar financeiramente, não acham?

O que mais posso dizer? Leiam mais, acompanhem a página do produto e tirem dúvida com os autores. Estou juntando minhas peças de ouro, porque não quero ficar fora dessa!



Um comentário:

  1. Tb me interessei muito nisso, mas não sei ainda se compro ou não

    ResponderExcluir