segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Clyde Caldwell responde: quem é a mulher de vermelho?

Muitos de nós já caíram de amores pela ladra de vermelho do jogo Shadows Over Mystara.
O que alguns ainda não sabem, é que ela apareceu antes na capa do romance "Red Sands", de 1988.



 Pouco sei sobre o romance em si, além de que ele tem uma temática "árabe" e que os heróis no deserto tentando sobreviver às dungeons de Fazir.

Bom, a oportunidade surgiu, e perguntei ao Clyde Caldwell qual o origem desta personagem. A resposta, segue traduzida:



Ola Rafael. Nos meus tempos na TSR, raramente tínhamos a chance de ler os livros que ilustrávamos. Os editores nos dariam “ordens de arte” (nós artistas costumávamos chamar de “sugestões de arte”), que consistira em um ou dois parágrafos descrevendo personagem e cenário. Estou presumindo que recebi uma “ordem de arte” para a capa de Red Sands, que tinha a descrição dos personagens representados na imagem. Resolvi fazer uma capa com montagens.


A modelo para a garota de vermelho que você perguntou não era uma funcionária da TSR, mas uma desenhista de quadrinhos que conheci na Chicago Comic Con que acabei pedindo para ser modelo para mim. Seu nome era Dawn Nash, conhecida como “Zolastraya”. Ela e seu companheiro produziam um quadrinho chamado “Zolastraya and the Bard”.


Era foi a modelo para as duas mulheres na capa de Red Sands, além de servir de modelo em vários outros trabalhos que fiz para a TSR.

Tratando de modelos que trabalhavam para a TSR...Jeff Easley foi o modelo para o cara de barba ruiva na esquerda, e Diesel La Force foi o modelo para os outros dois homens na imagem. Me diverti muito pintando Jeff com um brinco, já que isso está bem longe da realidade para ele. Diesel apareceu em muitas das minhas imagens ao longo dos anos, tanto para a TSR quanto trabalhos após a TSR.

2 comentários: