sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Zumbis no D&D

Post meu de 4 anos atrás, quando escrevia no "A Ordem do RPG". Deu peninha de deixar ele sozinho lá, entrou trouxe para estas pairagens :)

------------------------------

No D&D, a presença do zumbi já era notada no seu antecessor, o Chainmail. Dentro da categoria “Wights (Ghouls)”, presumia-se (assim como muito na época deste livro) que o leitor já tivesse uma referência sobre o que seria um zumbi.

Se voltarmos um pouco no tempo, temos muitos exemplos de referências que moldaram o zumbi como vemos hoje:  Lovecraft com seu conto Herbert West –Reanimator (1928), Richard Matheson com I Am Legend (1954, adaptado para o filme Eu sou a Lenda, com Will Smith) e o filme Night of the Living Dead(1968), de George Romero.
A edição original de D&D, de 74, já descrevia os zumbis como seres “que agem sob o controle de um motivador”, seja ele mago ou clérigo caóticos. Sua moral era imbatível, lutando até a morte (de novo).

Na versão Holmes (1977), eles já são descritos com alguns detalhes adicionais, como a locomoção silenciosa e sua criação já é especificada como obra de magos ou clérigos malignos (ao invés de “caóticos”).  A associação do “evil” com manipular os mortos é importante nessa etapa de solidificação do jogo entre as massas.
As versões de Moldvay (1981) e  Mentzer (1983, utilizando no Rules Cyclopedia também) dividem a mesma descrição, onde já é explicito em regra o conceito de que os zumbis são lentos, perdendo sempre a iniciativa em combate e atacando por último. É dito também que os zumbis podem ser demi human (elfos, anões, halflings,...)
Em termos de ficha, não há muita diferença. Moldvay acrescenta a possibilidade de o zumbi usar alguma arma. A edição de 77 do Monster Manual  (AD&D 1ed) acrescenta muito pouco, como o dano por água benta.

A grande mudança mesmo vem em 1989, com o Monstrous Compendium, para o AD&D 2ed. Agora, cada monstro tem mais um menos uma página inteira de descrição, falando sobre a ecologia, hábitos e modos de ataque, e muitas vezes variações da mesma criatura e ganchos para aventuras.
Nesta história toda, muitos “primos” dos zumbis foram acrescentados, como os zumbis do deserto, zumbis juju e até zumbis do Strahd.
Sendo um monstro que acompanha o jogo desde sua criação até a 4ª edição, acho legal que ele tenha passado na “prova do tempo”. Zumbis são combatidos por aventureiros e afugentados por clérigos a décadas, e não existe razão para excluí-los de suas aventuras.
Criar um clima diferente, inspirar-se em outras fontes...tudo isso pode deixar os zumbis mais “únicos” no seu mundo e aumentar a diversão para todos. Zumbis com “mãos de tesoura”, cuspidores de fogo, “recheados” de gás venenoso, corpos de amigos ou aliados reanimados...

A imaginação é o limite!

Um comentário: